Banner Portal
Moda/indumentária em culturas juvenis: símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias em jovens do ensino médio
PDF

Palavras-chave

Moda/Indumentária. Culturas juvenis. Comunicação. Identidades corporais.

Como Citar

COSTA, Antonio Galdino da; PIRES, Giovani de Lorenzi. Moda/indumentária em culturas juvenis: símbolos de comunicação e formação de identidades corporais provisórias em jovens do ensino médio. Conexões, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 51–66, 2007. DOI: 10.20396/conex.v5i1.8637979. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637979. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo compreender a comunicação nas culturas juvenis, expressa por meio dos símbolos da moda/indumentária e adereços no ambiente escolar, levando em conta as questões socioculturais dos alunos, seus diferentes grupos e culturas. Evidenciar a existência destes grupos nos espaços escolares parece ser de suma importância, para que assim a escola possa promover formas de interação e reconhecimento. O que a pesquisa aponta é a necessidade de a escola perceber o jovem como sujeito do seu cotidiano, inclusive o escolar, não se limitando a estipular normas, nem reconhecê-lo apenas no espaço/tempo das aulas, pois nos demais espaços escolares os jovens também comunicam suas identidades, constituem seus grupos e se reconhecem neles.
https://doi.org/10.20396/conex.v5i1.8637979
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.