Banner Portal
Reflexões acerca do papel da re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo de corpo ideal construído na contemporaneidade
PDF

Palavras-chave

Corpo. Contemporaneidade. Re-significação. Mídia. Educação Física Escolar.

Como Citar

AZEVEDO, A. A. de; GONÇALVES, A. S. Reflexões acerca do papel da re-significação do corpo pela educação física escolar, face ao estereótipo de corpo ideal construído na contemporaneidade. Conexões, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 67–85, 2007. DOI: 10.20396/conex.v5i1.8637980. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637980. Acesso em: 27 fev. 2024.

Resumo

O presente artigo, de cunho interpretativo, apresenta uma reflexão acerca do papel da Educação Física Escolar na re-significação do corpo, face ao estereótipo construído na contemporaneidade. Recorre-se, às contribuições de alguns estudiosos do corpo, em especial, Le Breton; de algumas idéias de sociólogos como Durkheim e Foucault e do antropólogo Mauss. Aborda-se, também, reflexivamente a questão do corpo, no “fazer” Educação Física, onde o professor e os alunos reúnem possibilidades de re-significação do corpo pela conscientização, superando a fragmentação e propondo a interdisciplinaridade na sua constituição. A reflexão exige, portanto, o reconhecimento da realidade da prática pedagógica da Educação Física na escola, enquanto espaço social emancipatório e não apenas mero reprodutor de práticas a-críticas.
https://doi.org/10.20396/conex.v5i1.8637980
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.