Banner Portal
Dança de salão: uma possibilidade de linguagem
PDF

Palavras-chave

Dança de salão. Linguagem. Corpo. Discurso.

Como Citar

ZANIBONI, L.; CARVALHO, A. G. de. Dança de salão: uma possibilidade de linguagem. Conexões, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 86–102, 2007. DOI: 10.20396/conex.v5i1.8637981. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637981. Acesso em: 4 mar. 2024.

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar um olhar sobre a dança de salão de modo que esta atividade possa ser compreendida como uma prática social da linguagem. Para tanto, foram ministradas aulas semanais de dança de salão para crianças (de quinta à oitava série) do Colégio Sistema Positivo da cidade de São José do Rio Preto (SP) num período de três meses. Com base na teoria do Paradigma Indiciário, fizemos uma análise subjetiva das informações coletadas, voltando nossa atenção para sinais discursivos (verbais e não-verbais) apresentados nos enunciados dessas crianças. A partir das aulas de dança de salão, observamos que algumas crianças passaram a lidar de modo diferente com a auto-imagem e, também, estabeleceram uma nova forma de convivência entre os membros participantes dessa atividade.
https://doi.org/10.20396/conex.v5i1.8637981
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.