Banner Portal
Scout no futebol: uma análise estatística
PDF

Palavras-chave

Futebol. Scout. Análise estatística.

Como Citar

VENDITE, Laercio Luiz; MORAES, Antonio Carlos de; VENDITE, Carolina Coluccio. Scout no futebol: uma análise estatística. Conexões, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 183–194, 2015. DOI: 10.20396/conex.v1i2.8638024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8638024. Acesso em: 23 maio. 2024.

Resumo

A necessidade de registro e das análises das ações individuais técnico-tática foi apresentada pela primeira vez em 1936, onde foi proposto que em cada jogo é necessário fixar a quantidade de passes e outras técnicas do jogo, bem como a efetividade dessas técnicas na evolução das ações de ataque e defesa. O futebol é um jogo interessante, onde durante uma temporada anual, algumas equipes chegam a realizar perto de 80 partidas. A experiência e os resultados de pesquisas científicas tem mostrado, que ao utilizar exercícios específicos, pautados em dados quantitativos dos elementos do jogo de futebol, o treinador de futebol consegue obter uma melhor performance técnica dos jogadores e, consequentemente na preparação global da equipe. Este estudo tem fornecido informações para a elaboração dos treinamentos técnicos da Equipe da Associação Atlética Ponte Preta (AAPP) da Cidade de Campinas - São Paulo. Participam da coleta de dados 8 pessoas, cada qual responsável por coletar dados específicos de cada jogador. São analisados os passes, desarmes, cruzamentos, finalizações, faltas, entre outros. Foram analisados 80 jogos, em 3 campeonatos brasileiros e, 4 paulistas da Equipe da Associação Atlética Ponte Preta. Após a coleta de dados, os mesmos são inseridos em planilhas fornecidas por Software específico e, posteriormente são gerados gráficos que são utilizados em palestras para a comissão técnica e para os jogadores. Os resultados apresentados mostram que quando o percentual de desarmes é pequeno o número de faltas cometidas é grande e vice-versa. Podemos concluir através dos dados coletados que a utilização dos dados quantitativos dos elementos do jogo tem contribuído para o aprimoramento dos aspectos técnicos do jogo, tanto individual quanto coletivamente.
https://doi.org/10.20396/conex.v1i2.8638024
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.