Banner Portal
O CAMPEÃO: UM PROTÓTIPO DO TIPO IDEAL XINGUANO
PDF

Palavras-chave

Atividade corporal
Reclusão pubertária
Indios Kamayurá.

Como Citar

TAVARES, Sérgio Corrêa. O CAMPEÃO: UM PROTÓTIPO DO TIPO IDEAL XINGUANO. Conexões, Campinas, SP, n. 4, p. 44–54, 2008. DOI: 10.20396/conex.v0i4.8638061. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8638061. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo


O objeto deste trabalho foi o estudo da reclusão pubertária em jovens Kamayurá no Alto Xingu – Mato Grosso. Foram utilizados procedimentos etnográficos para o levantamento das informações sobre o assunto. Os indicadores do início da reclusão no caso feminino, logo após a menarca, e no masculino foram: escurecimento da pele, sinais de virilidade, crescimento dos genitais e interesse sexual. A reclusão pubertária representa um momento de transformação, através da utilização de eméticos, visando a incorporação e excorporação de fluidos corporais, com suas restrições e prescrições vinculadas ao sexo e alimentação. Este momento representa uma época de aprendizado prático, motor e psicológico, para a construção da pessoa e do indivíduo, buscando a perfeição no tipo ideal Kamayurá.

Palavras-Chave:

Atividade corpora; Reclusão pubertária; Indios Kamayurá.
https://doi.org/10.20396/conex.v0i4.8638061
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.