Banner Portal
ATIVIDADES CORPORAIS: UMA ADAPTAÇÃO BIOCULTURAL NUM MICRO-UNIVERSO AMAZÔNICO
PDF

Palavras-chave

Adaptação
Atividades corporais
Amazonas

Como Citar

MATOS, Gláucio Campos Gomes de. ATIVIDADES CORPORAIS: UMA ADAPTAÇÃO BIOCULTURAL NUM MICRO-UNIVERSO AMAZÔNICO. Conexões, Campinas, SP, n. 4, p. 55–66, 2008. DOI: 10.20396/conex.v0i4.8638062. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8638062. Acesso em: 25 jun. 2024.

Resumo


A pesquisa foi desenvolvida numa comunidade rural do Amazonas, a cerca de 18 a 20 horas em barco de linha de Manaus. Os procedimentos etnográficos foram utilizados para coletar as informações orais, filmar, fotografar, descrever e interpretar as atividades corporais no contexto cultural. As atividade dos homens adultos escolhidas foram caça, pesca, coleta e cultivo do solo. O treinamento da percepção e certas habilidades motoras são ensinadas pelos pais. O aprendizado da técnica é fundamental para o desenvolvimento da tática da pesca e caçada. Os movimentos são de baixa-para-moderada intensidade, contínuos ou intermitentes, os quais são mais adaptados ao clima quente e úmido. As atividades são desenvolvidas dependendo do meio, época e estação do ano. Palavras-Chave: Adaptação, Atividades corporais, Amazonas
https://doi.org/10.20396/conex.v0i4.8638062
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.