Banner Portal
ESTRUTURA SOCIAL E PERSONALIDADE: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS
PDF

Palavras-chave

Volteio
Trabalho sócio-educativo
Desenvolvimento da personalidade

Como Citar

WELLER, Mirja Jaksch. ESTRUTURA SOCIAL E PERSONALIDADE: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS. Conexões, Campinas, SP, n. 4, p. 76–88, 2008. DOI: 10.20396/conex.v0i4.8638064. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8638064. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo


O desenvolvimento humano foi estudado através do trabalho sócio-educativo que utiliza o esporte eqüestre, particularmente a modalidade de volteio em da favela do Real Parque, distrito de Barão Geraldo, cidade de Campinas. Buscou-se neste momento compreender melhor a ligação entre a estrutura social e a estruturação da personalidade da pessoa nela inserida. Os maiores enfoques foram dados nas teorias de Urie Bronfenbrenner e Norbert Elias, as quais auxiliaram na sistematização e classificação de redes de relacionamentos e na tentativa de desvelar e descrever aquelas particularidades da sociedade que considera relevantes para a estruturação psicológica do indivíduo.

Palavras-chave:

Volteio; Trabalho sócio-educativo; Desenvolvimento da personalidade
https://doi.org/10.20396/conex.v0i4.8638064
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.