ESTABELECIDOS E OUTSIDERS: TRAÇANDO UM PARALELO COM A INCLUSÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA NA ESCOLA

Autores

  • Ruth Eugênia Cidade Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v0i5.8638142

Palavras-chave:

Estabelecidos, Outsiders, Estigmatização, Portadores de Deficiência, Escola brasileira, Established, outsiders, discrimination, disability person, Brazilian school

Resumo


O livro Os estabelecidos e os outsiders de Norbert Elias e John Scotson é um estudo realizado na comunidade Wiston Parva, situada nos arredores de Londres, onde Elias e Scotson “empreenderam uma reflexão teórica ambiciosa, que revolucionou os rumos da teoria social contemporânea, sobre os tópicos candentes das desigualdades e das relações de poder delas decorrentes.” (Miceli, 2000, p. 1). Alguns dos conceitos como outsiders, estigmatização e preconceito abordados na Introdução do livro foram a base deste ensaio para traçar um paralelo entre estes e alguns dos problemas da inclusão dos portadores de deficiência na escola brasileira. E assim como em Wiston Parva onde os outsiders foram estigmatizados e menos valorizados por exigências normativas dos estabelecidos, assim os portadores de deficiência, considerados com “defeito” e em desvantagem têm enfrentado também expectativas normativas na escola.

Palavras-chave:

Estabelecidos; Outsiders; Estigmatização; Portadores de Deficiência; Escola brasileira.

Abstract

At the book “Os estabelecidos e os outsiders” by Norbert Elias and John Scotson we can read a study take part in Wiston Parva Community, nearby London, where Elias and Scotson “done an ambitious theoretical reflection, that moved the ways of social theory contemporary, about some topics between disparity and the power relationship around it” (Miceli, 2000, p.1). Some concepts like outsiders, discrimination and prejudice listed at the book introduction were the basis of this article between those concepts and the problems of disability person inclusion at Brazilian school. And so, like in Wiston Parva where the outsiders were discriminated and disdain by a movement of the leaders or state (supreme), the disability persons, consider “defective” and in disadvantage, also are expect improvement and laws at school.

Key-Words:

Established; outsiders; discrimination; disability person; Brazilian school.

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Biografia do Autor

Ruth Eugênia Cidade, Universidade Federal do Paraná

Ruth Eugênia Cidade Universidade Federal do Paraná

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Como Citar

Cidade, R. E. (2008). ESTABELECIDOS E OUTSIDERS: TRAÇANDO UM PARALELO COM A INCLUSÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA NA ESCOLA. Conexões, (5), 35. https://doi.org/10.20396/conex.v0i5.8638142

Edição

Seção

Mesa Redonda