Banner Portal
CRIANÇAS BRASILEIRAS NO SÉCULO XIX: MAL EDUCADAS, MAL CRIADAS OU (DES)CIVILIZADAS?
PDF

Palavras-chave

Criança
História
Comportamento
Relatos de viagem
Children
History
Behavior
Travel accounts.

Como Citar

OLIVEIRA, Magda Sarat. CRIANÇAS BRASILEIRAS NO SÉCULO XIX: MAL EDUCADAS, MAL CRIADAS OU (DES)CIVILIZADAS?. Conexões, Campinas, SP, n. 5, p. 59, 2008. DOI: 10.20396/conex.v0i5.8638146. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8638146. Acesso em: 6 dez. 2024.

Resumo


O comportamento e o relacionamento estabelecido entre adultos e crianças no Brasil do século XIX foi observado e registrado por “viajantes estrangeiros” que aqui estiveram. Esses relatos teciam inúmeras críticas ao relacionamento entre adultos e crianças e destacavam um “modo de ser” das crianças brasileiras em contraste com as crianças européias. Criou-se a partir daí uma concepção de que as crianças brasileiras teriam comportamentos inadequados, precisando de normas para “civilizá-las” e regular o seu modo de agir. Nesse contexto, discutiremos as concepções de infância/criança no período, a partir da bibliografia sobre os relatos de viajantes, do texto de uma educadora alemã que esteve no Brasil por volta de 1881 (Os meus romanos, alegrias e tristezas de uma educadora alemã no Brasil - Ina Von Binzer) e da possibilidade de estabelecimento de um processo civilizador para a infância brasileira.

Palavras-Chave:

Criança; História; Comportamento; Relatos de viagem.

Abstract

The Brazilian children’s behavior and their relationship whit the adults in the XIX century Brazil were observed and reported by “foreign travelers” who came here. In their accounts, they criticized that relationship and called attention to a “way of being”, typical of the Brazilian children, which contrasted with the European children’s behavior. Such reference gave rise to the idea that the Brazilian children had inadequate behavior and so there should be norms to “civilize” them and regulate their way of behaving. Having this context in mind, the concepts of child/childhood in the mentioned period will be discussed, out of the travelers’ accounts bibliography, the text by Ina von Binzer, who visited Brazil around 1881 (My Romans, joys and sad nesses of a German educator in Brazil) and the possibility of establishing a civilizing process for the Brazilian children.

Key-Words:

Children; History; Behavior; Travel accounts.
https://doi.org/10.20396/conex.v0i5.8638146
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.