ESPORTE E GÊNERO: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA DO PROCESSO CIVILIZADOR

Autores

  • Lídia Dos Santos Zacarias Universidade Federal de Juiz de Fora; Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v0i5.8638151

Palavras-chave:

Esporte, gênero, Processo civilizador, Sport, Gender, Process civilizing

Resumo


Este texto apresenta algumas considerações acerca do esporte e gênero a partir da teoria do processo civilizador de Norbert Elias e Eric Dunning. Traz algumas reflexões a respeito do esporte como indicador do processo civilizador e destaca as relações de mudança no equilíbrio de poder entre os sexos.

Palavras-Chave:

Esporte; gênero; Processo civilizador.

Abstract

This paper presents a discussion on sport and gender starting from Norbert Elias and Eric Dunning’s civilizing process theory. The article brings reflections on the sport as an indicate of the civilizing process and emphasis the change on power balance among the sexes.

Key-Words:

Sport; Gender; Process civilizing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia Dos Santos Zacarias, Universidade Federal de Juiz de Fora; Universidade Estadual de Campinas

ESPORTE E GÊNERO: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA DO PROCESSO CIVILIZADOR Lídia dos Santos Zacarias Universidade Federal de Juiz de Fora Este texto apresenta algumas considerações acerca do esporte e gênero a partir da teoria do processo civilizador de Norbert Elias e Eric Dunning. Traz algumas reflexões a respeito do esporte como indicador do processo civilizador e destaca as relações de mudança no equilíbrio de poder entre os sexos. Palavras-chave: Esporte; gênero; processo civilizador.

Downloads

Publicado

2008-10-07

Como Citar

Zacarias, L. D. S. (2008). ESPORTE E GÊNERO: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA DO PROCESSO CIVILIZADOR. Conexões, (5), 98. https://doi.org/10.20396/conex.v0i5.8638151

Edição

Seção

Mesa Redonda