Banner Portal
A teoria dos processos de civilização e o controle das emoções
PDF

Palavras-chave

Processo de civilização. Controle das emoções. Autocontrole.

Como Citar

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. A teoria dos processos de civilização e o controle das emoções. Conexões, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 79–90, 2015. DOI: 10.20396/conex.v1i1.8640808. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640808. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O objetivo desse texto é discutir a teoria dos processos de civilização de Norbert Elias e suas relações com dois aspectos específicos presentes no interior desses processos, o controle das emoções e o autocontrole. Esses aspectos se entrelaçam no pensamento de Elias, na medida em que esse autor entende que o controle das emoções possui duas faces. A primeira face é o fato desse controle das emoções constituir-se num dos resultados visíveis, entre muitos possíveis, do que ele chama de processos de civilização. A segunda face é o fato de que o controle das emoções também será um dos elementos propulsores mais importantes desses mesmos processos de civilização. O autocontrole, por sua vez, só existirá como uma das formas possíveis de controle dos impulsos e das paixões, internalizada no indivíduo.
https://doi.org/10.20396/conex.v1i1.8640808
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.