Conhecimento tático processual de jogadores de futebol, futsal e futebol de 7

comparações

Palavras-chave: Conhecimento tático, Futebol, Futsal

Resumo

O estudo objetiva caracterizar e comparar o conhecimento tático processual (CTP) dos jogadores de futebol, futsal e futebol de 7. Participaram do estudo 57 atletas, dos quais dezenove (19) de Futebol, dezenove (19) de futsal e dezenove (19) de futebol de 7; todos do sexo masculino, das categorias sub-14 e sub-15. Para caracterizar o CTP dos atletas utilizou-se o teste de conhecimento tático processual: orientação esportiva (TCTP:OE). Para as análises de dados recorreu-se ao teste qui-quadrado de proporções (nível de significância de 0,05) para comparação das frequências das ações táticas das três modalidades. Também, realizaram-se protocolos intra e inter avaliador. Os resultados evidenciaram que o item 2- “Passa ao colega sem marcação e posiciona-se para receber” apresentou maior incidência entre os atletas de futebol em comparação aos atletas de futebol de 7. Registrou-se maior frequência dos itens de ataque do que os itens de defesa. Observou-se que o CTP não apresentou diferenças em jogadores de futebol, futsal e futebol de 7, exceto no item 2. Novas investigações sobre o CTP em outras faixas etárias e níveis de rendimento tornam-se relevantes a fim de otimizar os processos de ensino-aprendizagem-treinamento nestas modalidades. 

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Biografia do Autor

Pedro Emílio Drumond Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

 Mestrando do Programa da Pós graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação - CECA. Pesquisado na área de: métodos e modelos de ensino dos esportes coletivos; análise de jogo em Futebol e Futsal; pequenos Jogos no Futebol. Atuação profissional relacionada ao treinamento técnico-tático e a avaliação do desempenho no Futebol.

Gibson Moreira Praça, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor Assistente no Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Aluno de Doutorado do programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação - CECA. Pesquisador acerca de: métodos e modelos de ensino dos esportes coletivos; análise de jogo em Futebol e Futsal; pequenos Jogos no Futebol. Atuação profissional relacionada ao treinamento técnico-tático e a avaliação do desempenho no Futebol.

Pablo Juan Greco, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Educação Física no Instituto Nacional de Educação Física (INEF), de Buenos Aires, Argentina (1973). Entrenador Nacional de Handball no Instituto Nacional de Deportes (IND) de Buenos Aires, Argentina (1975). Mestrado em Ciências do Esporte, realizado no Institut für Sport und Sportwissenschaft (ISSW) da Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1986), Alemanha. Doutorado em Educação na área de concentração Psicologia Educacional, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-Brasil)(1995). Pós doutorado na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de Ciências do Movimento Humano. É professor associado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pertencente ao Departamento de Esportes e membro do corpo docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Esporte. Coordenador do Centro de Estudos de Cognição e Ação (CECA) na EEFFTO UFMG. 

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Publicado
2017-08-15
Como Citar
Moreira, P. E. D., Praça, G. M., & Greco, P. J. (2017). Conhecimento tático processual de jogadores de futebol, futsal e futebol de 7. Conexões: Educação Física, Esporte E Saúde, 15(2), 118-128. https://doi.org/10.20396/conex.v15i2.8645979
Seção
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