Banner Portal
Conhecimento tático processual de jogadores de futebol, futsal e futebol de 7
PDF

Palavras-chave

Conhecimento tático
Futebol
Futsal

Como Citar

MOREIRA, Pedro Emílio Drumond; PRAÇA, Gibson Moreira; GRECO, Pablo Juan. Conhecimento tático processual de jogadores de futebol, futsal e futebol de 7: comparações. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 118–128, 2017. DOI: 10.20396/conex.v15i2.8645979. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8645979. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O estudo objetiva caracterizar e comparar o conhecimento tático processual (CTP) dos jogadores de futebol, futsal e futebol de 7. Participaram do estudo 57 atletas, dos quais dezenove (19) de Futebol, dezenove (19) de futsal e dezenove (19) de futebol de 7; todos do sexo masculino, das categorias sub-14 e sub-15. Para caracterizar o CTP dos atletas utilizou-se o teste de conhecimento tático processual: orientação esportiva (TCTP:OE). Para as análises de dados recorreu-se ao teste qui-quadrado de proporções (nível de significância de 0,05) para comparação das frequências das ações táticas das três modalidades. Também, realizaram-se protocolos intra e inter avaliador. Os resultados evidenciaram que o item 2- “Passa ao colega sem marcação e posiciona-se para receber” apresentou maior incidência entre os atletas de futebol em comparação aos atletas de futebol de 7. Registrou-se maior frequência dos itens de ataque do que os itens de defesa. Observou-se que o CTP não apresentou diferenças em jogadores de futebol, futsal e futebol de 7, exceto no item 2. Novas investigações sobre o CTP em outras faixas etárias e níveis de rendimento tornam-se relevantes a fim de otimizar os processos de ensino-aprendizagem-treinamento nestas modalidades. 

https://doi.org/10.20396/conex.v15i2.8645979
PDF

Referências

ABERNETHY, Bruce; BAKER, Joseph; CÔTÉ, Jean. Transfer of pattern recall skills may contribute to the development of sport expertise. Applied Cognitive Psychology, Chichester, v. 19, p. 705-718, 2005.

ANDERSON, John R. Acquisition of cognitive skill. Psychological Review, Washington, v. 89, n. 4, p. 369-406, 1982.

ANDERSON, John R.; BOTHELL, Dan; BYRNE, Mike D. An integrated theory of the mind. Psychological Review, Washington, v. 111, n. 4, p. 1036-1060, 2004.

BAYER, Claude. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivro, 1994.

CAPRANICA, Laura et al. Heart rate and match analysis in pre-pubescent soccer players. Journal Sports Sciences, Leeds, v. 19, p. 379-384, 2001.

CHI, Michelene T. H.; GLASER, R. The measurement of expertise: analysis of the development of knowledge and skill as a basis for assessing achievement. In: BAKER, E. L.; QUELLMALZ, E. L. (Ed.). Design, analysis, and policy in testing and evaluation. Beverly Hills: Sage, 1980. p. 37-48.

GARGANTA, Júlio. O ensino dos jogos desportivos coletivos: perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, v. 4, n. 8, p.19-27, 1998.

GARGANTA, Júlio. Fundar os conceitos de estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos, para promover uma eficácia superior. Revista Brasileira Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, p. 201-203, set. 2006.

GRECO, Pablo Juan. Processos cognitivos: dependência e interação nos jogos esportivos coletivos. In: GARCIA, Emerson; LEMOS Kátia. (Org.). Temas atuais VIII em educação física e esportes. Belo Horizonte: Health, 2003. p.73-84.

GRECO, Pablo Juan et al. Evidência de validade do teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva - TCTP: OE. Revista Brasileira Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 313-324, abr./jun. 2015.

GRÉHAIGNE, Jean-Francis; GODBOUT, Paul; ZERAI, Zeineb. How the “rapport de forces” evolves in a soccer match: the dynamics of collective decisions in a complex system. Revista de Psicología del Deporte, Barcelona, v. 20, n. 2, p. 747-765, 2011.

GUTIÉRREZ, David et al. Assessment of secondary school students’ game performance related to tactical contexts. Journal of Human Kinetics, Champaign, v. 42, p. 223-234, oct. 2014.

LEITE, Werlayne; BARREIRA, Daniel. Are the teams sports soccer, futsal and beach soccersimilar? International Journal of Sports Science, Rosemead, v. 4, n. 6, p. 75-84, 2014.

LIMA, Cláudio Olivio Vilela; MATIAS, Cristino Júlio Alves da Silva; GRECO, Pablo Juan. O conhecimento tático produto de métodos de ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 129-147, jan./mar. 2012.

MESQUITA, Isabel. Valorização da aprendizagem autônoma no treino de crianças e jovens. Revista Perfil, Porto Alegre, v. 7, n. 8, p. 15-16, 2005.

MOREIRA, Pedro Emílio Drumond et al. Avaliação do conhecimento tático processual em praticantes universitários de handebol e futsal. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, Edição especial, n. 9, p. 1140-1146, 2013.

MOREIRA, Valmo José Penna; MATIAS, Cristino Júlio Alves da Silva; GRECO, Pablo. Juan. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no conhecimento tático processual no futsal. Motriz, Rio Claro, v. 19, n. 1, p. 84-98, jan./mar. 2013.

MÜLLER, Ezequiel. et al. Comportamento e desempenho táticos: estudo comparativo entre jogadores de futebol e futsal. Revista Brasileira Ciência & Movimento, Brasília, v. 24, n. 2, p. 100-109, 2016.

NUNES, Renan Felipe Hartmann et al. Comparação de indicadores físicos e fisiológicos entre atletas profissionais de futsal e futebol. Motriz, Rio Claro, v.18, n. 1, p. 104-112, jan./mar. 2012.

PRAÇA, Gibson Moreira; MORALES, Juan Carlos Perez; GRECO, Pablo Juan. Avaliação do comportamento tático individual de praticantes de futebol e futsal. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, Edição especial, n. 9, p. 454-461, 2013.

ROBINSON, Gemma; O'DONGHUE, Peter. A weighted kappa statistic for reliability testing in performance analysis of sport. International Journal of Performance Analysis in Sport, v. 7. n.1, p.12-19, jan. 2007.

RODRÍGUEZ-MARROYO, Jose A; PERNÍA, Raúl. VILLA, José G. Intensidad de esfuerzo en Fútbol 7 vs Fútbol 11. Kronos, Madrid, v. 2, n. 14, p. 67-70, 2009.

ROSA, Cíntia Fonseca; COSTA, Nívea Glaucia Rodrigues; NAVARRO, Antônio Coppi. A prática do futsal feminino na formação das jogadoras brasileiras de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 163-172, maio/ago. 2009.

SILVA; Marcelo Vilhena et al. Comportamento tático individual de atletas de futebol em situações de pequenos jogos. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, Edição especial, n. 9, p. 676-683, 2013.

TABACHNICK, Barbara; FIDELL, Linda. Using multivariate statistics. New York: Harper & Row, 2007.

WEIR, Joseph P. Quantifying test-retest reliability using the intraclass correlation coefficient and the sem. Journal of Strength and Conditioning Research, Colorado Springs, v. 19, n. 1, p. 231-240, feb. 2005.

WILLIAMS, Mark; DAVIDS, Keith. Declarative knowledge in sport: a by-product of experience or a characteristic of expertise. Journal of Sport and Exercise Psychology, Champaign, v. 17, n. 3, p. 258-275, sept. 1995.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.