Esporte adaptado e formação de recursos humanos

EXPERIÊNCIAS CONSTRUIDAS NA AREA

Palavras-chave: Esporte adaptado. Recursos humanos. Paralisia cerebral. Deficiência

Resumo

Esta entrevista apresenta experiências práticas sobre formação de recursos humanos e esportes para pessoas com deficiências. O professor Ivaldo Vieira Brandão é referencia na área; tem 34 anos de experiência e atuação no esporte adaptado. Seu objeto de estudo e trabalho é a paralisia cerebral. Desta longa experiência surgiram diversas publicações que contribuem para que o conhecimento gerado seja aplicado na formação de novos recursos humanos. As experiências apontadas pelo professor Ivaldo, certamente contribuem para os avanços da área e continuam como referência ao influenciar os rumos e tendências da área de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Irineu Gorla, Universidade Estadual de Campinas
Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada
Claudio Diehl Nogueira, Universidade Castelo Branco

Possui Doutorado em Educação Física, na área de Atividade Física Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2018), Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1997) e Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1993) Atualmente é professor assistente da Universidade Castelo Branco/RJ. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: medida e avaliação, desporto adaptado, educação física adaptada, classificação funcional desportiva, paralisia cerebral e cineantropometria. É membro do grupo de pesquisa em avaliação motora adaptada-GEPAMA/UNICAMP. É Classificador Funcional da CPISRA, da IFCPF, da BISFeD e da ANDE, na área da paralisia cerebral. Membro do Grupo de Estudos em Esportes para Pessoas com Paralisia Cerebral da UNICAMP/SP. Membro do Grupo Multicentro de Pesquisa em Avaliação Funcional de Pessoas com Lesão Medular e Lesão de Neurônio Superior.

Publicado
2016-08-02
Como Citar
Gorla, J. I., & Nogueira, C. D. (2016). Esporte adaptado e formação de recursos humanos. Conexões, 14(2), 158-164. https://doi.org/10.20396/conex.v14i2.8646060
Seção
Entrevista

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>