Um olhar sobre os jogos escolares do Rio Grande do Norte

recortes da história da capoeira no estado

Palavras-chave: Capoeira, Educação física, História, Rede Cedes

Resumo

Dentro das ações do Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Rio Grande do Norte está a estruturação do Centro de Memória em Educação Física, Esporte e Lazer do RN, que tem como objetivo reconstruir, preservar e divulgar a memória do esporte, educação física, lazer no Rio Grande do Norte. Como primeira ação apresentamos uma pesquisa piloto para registrar e compreender como a Capoeira foi historicamente constituída nos espaços estudantis, especificamente, nos Jogos Escolares do estado Rio Grande do Norte. Nestes termos, o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva que faz uso de entrevistas e recuperação de material de arquivo para compreender o fenômeno estudado, utilizando como referências a oralidade e acervo do Mestre Marcos. Identificamos que os Jogos Escolares Brasileiros disseminou a Capoeira como esporte competição a todo Brasil e influenciou diretamente a introdução da Capoeira nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayanne Medeiros da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) na Área de Concentração: Movimento Humano, Cultura e Educação - Linha de Pesquisa: Estudos Pedagógicos Sobre o Corpo e o Movimento Humano. Professora Substituta de Educação Física do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Caicó. Graduada em Educação Física Licenciatura pela UFRN.

Allyson Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UFRN) e do Programa de Pós-graduação Profissional Em Educação Física (PROEF - Pólo UFRN), além de professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM-UFRN).

Referências

BRASIL. Ministério da Cultura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Roda de capoeira. [2014?]. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/66. Acesso em: 20 abr. 2015.

BRASIL. Ministério do Esporte. Apresentação. [2008?]. Disponível em: http://www2.esporte.gov.br/sndel/esporteLazer/cedes/apresentacao.jsp. Acesso em: 08 abr. 2016.

CORREIO, Lívia de Paula Machado Pasqua; BORTOLETO, Marco Antônio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth. Competições de capoeira: apontamentos preliminares sobre os jogos regionais realizados pela FECAESP e pela abadá-capoeira no estado de São Paulo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 272-550, 15 jun. 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

MELLO, André Silva. A história da capoeira: pressuposto para uma abordagem na perspectiva da cultura corporal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E DANÇA, 8., 2002, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2002.

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza; NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Cultura de movimento: reflexões a partir da relação entre corpo, natureza e cultura. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 2, p.1-7, jul. 2009.

NUNES DIAS, João Carlos Neves de Souza e. Narrativas do corpo e da gestualidade no jogo da capoeira. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 620-628, jul. 2010.

REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio sócio-etnográfico. Salvador: Itapuã, 1968.

SELAU, Mauricio da Silva. História oral: uma metodologia para o trabalho com fontes orais. Esboços: Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, Florianópolis, v. 11, n. 11, p. pp. 217-228, jan. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/486/9887. Acesso em: 28 out. 2016.

VON SIMSON, Olga R. de Moraes. Folguedo carnavalesco, memória e identidade sócio-cultural. Resgate, Campinas, n. 3, 1999.

Publicado
2017-08-15
Como Citar
Silva, R. M. da, & Araújo, A. C. de. (2017). Um olhar sobre os jogos escolares do Rio Grande do Norte. Conexões: Educação Física, Esporte E Saúde, 15(2), 129-141. https://doi.org/10.20396/conex.v15i2.8646352
Seção
Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)