Banner Portal
Tematizando o Muay-Thai nas aulas de educação física
PDF

Palavras-chave

Educação física
Currículo
Cultura

Como Citar

BONETTO, Pedro Xavier Russo; NEIRA, Marcos Garcia. Tematizando o Muay-Thai nas aulas de educação física: um relato de múltiplas ressignificações. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 224–234, 2017. DOI: 10.20396/conex.v15i2.8647471. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8647471. Acesso em: 20 jul. 2024.

Resumo

O projeto didático foi realizado em uma escola municipal de São Paulo, com uma turma de 5º ano do ensino fundamental. Pautados no currículo cultural da Educação Física, professor e alunos tematizaram o muay-thai e suas transformações. Pesquisaram sobre a origem no sudeste asiático (onde hoje é a Tailândia) quando era utilizado como forma de defesa e ataque em guerras, até os dias atuais, como arte marcial ensinada em várias academias, inclusive nas circunvizinhanças da escola. A prática corporal foi tematizada nos debates, aulas expositivas, pesquisas na internet e em revistas e depoimentos de praticantes. Professor e alunos puderam conhecer os golpes, regras, ritos, formas de competir, intenção das pessoas que praticam e os inúmeros contextos históricos e culturais de ocorrência da manifestação. Simultaneamente, ressignificaram sua ocorrência na escola em conformidade com os posicionamentos do grupo. 

https://doi.org/10.20396/conex.v15i2.8647471
PDF

Referências

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

GARCÍA CANCLINI, Nestor. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2005.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação física. São Paulo: Edgard Blucher, 2011.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.