Resumo
O projeto didático foi realizado em uma escola municipal de São Paulo, com uma turma de 5º ano do ensino fundamental. Pautados no currículo cultural da Educação Física, professor e alunos tematizaram o muay-thai e suas transformações. Pesquisaram sobre a origem no sudeste asiático (onde hoje é a Tailândia) quando era utilizado como forma de defesa e ataque em guerras, até os dias atuais, como arte marcial ensinada em várias academias, inclusive nas circunvizinhanças da escola. A prática corporal foi tematizada nos debates, aulas expositivas, pesquisas na internet e em revistas e depoimentos de praticantes. Professor e alunos puderam conhecer os golpes, regras, ritos, formas de competir, intenção das pessoas que praticam e os inúmeros contextos históricos e culturais de ocorrência da manifestação. Simultaneamente, ressignificaram sua ocorrência na escola em conformidade com os posicionamentos do grupo.
Referências
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GARCÍA CANCLINI, Nestor. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2005.
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NEIRA, Marcos Garcia. Educação física. São Paulo: Edgard Blucher, 2011.
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