Tematizando o Muay-Thai nas aulas de educação física

um relato de múltiplas ressignificações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v15i2.8647471

Palavras-chave:

Educação física, Currículo, Cultura

Resumo

O projeto didático foi realizado em uma escola municipal de São Paulo, com uma turma de 5º ano do ensino fundamental. Pautados no currículo cultural da Educação Física, professor e alunos tematizaram o muay-thai e suas transformações. Pesquisaram sobre a origem no sudeste asiático (onde hoje é a Tailândia) quando era utilizado como forma de defesa e ataque em guerras, até os dias atuais, como arte marcial ensinada em várias academias, inclusive nas circunvizinhanças da escola. A prática corporal foi tematizada nos debates, aulas expositivas, pesquisas na internet e em revistas e depoimentos de praticantes. Professor e alunos puderam conhecer os golpes, regras, ritos, formas de competir, intenção das pessoas que praticam e os inúmeros contextos históricos e culturais de ocorrência da manifestação. Simultaneamente, ressignificaram sua ocorrência na escola em conformidade com os posicionamentos do grupo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Xavier Russo Bonetto, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação, membro do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP.

Referências

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

GARCÍA CANCLINI, Nestor. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2005.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação física. São Paulo: Edgard Blucher, 2011.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

Downloads

Publicado

2017-07-01

Como Citar

BONETTO, P. X. R.; NEIRA, M. G. Tematizando o Muay-Thai nas aulas de educação física: um relato de múltiplas ressignificações. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 224-234, 2017. DOI: 10.20396/conex.v15i2.8647471. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8647471. Acesso em: 27 out. 2020.

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)