Banner Portal
Do "ecológico" do espaço ao espaço do ecológico: lazer, meio ambiente e parques públicos urbanos
PDF

Palavras-chave

Lazer. Meio ambiente. Parques públicos

Como Citar

VILLAVERDE, Sandoval. Do "ecológico" do espaço ao espaço do ecológico: lazer, meio ambiente e parques públicos urbanos. Conexões, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 58–73, 2016. DOI: 10.20396/conex.v1i3.8647499. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8647499. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar algumas reflexões sobre a temática lazer/meio ambiente, enfocando o espaço dos parques públicos urbanos. Toma-se por base o caso específico de um parque público localizado no Distrito de Barão Geraldo, na cidade de Campinas (SP), o Parque Ecológico Prof. Hermógenes Freitas Leitão Filho, o “Parque do Lago”. Dentre outras questões abordadas, destacam-se alguns conflitos de ordem sócio-espacial na implantação de espações públicos destinados à vivência lazer e ainda as contradições do enfoque ambiental do parque, expresso em seu adjetivo “ecológico”. Conclui-se com algumas considerações introdutórias sobre o papel do parque público nas cidades contemporâneas.
https://doi.org/10.20396/conex.v1i3.8647499
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.