Grupo Ginástico UNESP

contribuições da "Ginástica para Todos" na formação de seus participantes

Autores

  • Marina Aggio Murbach Universidade Estadual Paulista
  • Paulo Roveri de Afonso Universidade Estadual Paulista
  • Leticia Bartholomeu de Queiroz Lima Universidade Estadual Paulista
  • Laurita Marconi Schiavon Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0003-3568-8311

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v14i3.8648024

Palavras-chave:

Ginástica, Relações humanas, Valores, Formação profissional

Resumo

A Ginástica Para Todos é uma prática corporal gímnica, essencialmente de caráter demonstrativo, que combina os fundamentos da ginástica com diferentes formas de expressão corporal. Dentro desta proposta surge, em 2011, o Grupo Ginástico Unesp como um projeto de extensão universitária do Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista/Campus Rio Claro – SP, coordenado pela Profa. Dra. Laurita Schiavon. Seu método de trabalho e de composição coreográfica baseia-se na proposta do Grupo Ginástico Unicamp, referência nesta prática corporal no Brasil. Com o objetivo de verificar as contribuições para a formação profissional dos integrantes do Grupo Ginástico UNESP (GG Unesp), a presente pesquisa qualitativa descritiva, utilizou-se de questionário e a análise foi desenvolvida por meio da técnica de análise de conteúdo (LAVILLE; DIONNE, 1999). Participaram da pesquisa 32 universitários, membros do GGUnesp de 2011 a 2013 e constatou-se que 87% dos participantes acreditam que o referido projeto contribuiu para a formação profissional dos mesmos e as categorias levantadas pelo estudo apontaram as contribuições ou não na formação dos integrantes, sendo: trabalho em equipe; fundamentos da ginástica; elaboração de coreografias; valores humanos; capacitação técnica; segurança no ensinamento dos exercícios; criatividade e aprofundamento das disciplinas da graduação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Aggio Murbach, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2015), Mestre em Ciências da Motricidade - Area: Pedagogia da Motricidade Humana (2017). Atua principalmente nos temas: Ginástica, Educação Física Escolar e Currículo do Estado de São Paulo. 

Leticia Bartholomeu de Queiroz Lima, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Bacharelado em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2012) com período sanduíche na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Portugal) e mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Atualmente é Doutoranda em Educação Física e Sociedade na Faculdade de Educação Física da Universidade de Campinas e professora do Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. 

Laurita Marconi Schiavon, Universidade Estadual de Campinas

Docente da Faculdade de Educação Física da Unicamp/Campinas-SP na área de Ginástica. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Educação Física/Estudos da Ginástica (2003) pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Educação Física /Pedagogia do Esporte (2009) pela mesma instituição. Co-líder do Grupo de Pesquisa em Ginástica da FEF/Unicamp, certificado pelo CNPq. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física da Unicamp (Área: Educação Física e Sociedade) com ênfase em estudos sobre a Ginástica, atuando principalmente nos seguintes temas: ginástica, ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica para todos.

Referências

FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE GYMNASTIQUE (FIG). Gymnastics for all committee, regulations manual, 2009. Disponível em: https://www.fig-gymnastics.com/site/page/view?id=474. Acesso em: 05 de mar. 2014.

PÉREZ GALLARDO, Jorge Sergio; SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. A proposta de ginástica geral do Grupo Ginástico Unicamp. In: ENCONTRO DE GINÁSTICA GERAL, Campinas. Coletânea... Campinas: Gráfica Central da Unicamp, 1997. p. 25-32.

PAOLIELLO, Elizabeth et al. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2014.

LACERDA, D. J.; BORTOLETO, Marco Antônio Coelho; PAOLIELLO Elizabeth. Grupo Ginástico Unicamp: 22 anos de ginástica geral. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 10, n. esp., p. 192-208, dez. 2012.

SCHIAVON, Laurita Marconi. Grupo Ginástico Unesp. 2010. Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro - SP. Disponível em: http://proex-unesp.com.br. Acesso em: 09 jan. 2014

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. 1997. 163 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, 1997. Disponível em: http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000114740. Acesso em: 05 dez. 2013.

MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 269-393, maio 2009.

FREIRE, João Batista. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores Associados, 2003.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Murbach, M. A., Afonso, P. R. de, Lima, L. B. de Q., & Schiavon, L. M. (2016). Grupo Ginástico UNESP: contribuições da "Ginástica para Todos" na formação de seus participantes. Conexões, 14(3), 71–88. https://doi.org/10.20396/conex.v14i3.8648024

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)