Possibilidades de inserção da cultura popular da região norte do Brasil em coreografias de Ginástica para Todos

Autores

  • Tailan Ewerk Dantas da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Tatiana Passos Zylberberg Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v14i4.8648070

Palavras-chave:

Ginástica Para Todos, Coreografia, Cultura popular brasileira

Resumo

As experiências advindas do envolvimento com a Dança, especificamente a dança popular, e a Ginástica Para Todos (GPT) fizeram emergir uma pesquisa que parte do seguinte questionamento: Quais elementos da cultura popular da região norte brasileira podem estar presentes em coreografias de GPT como forma de difusão desta cultura em festivais nacionais e internacionais? Para tanto, esta pesquisa teve como objetivo geral elencar possibilidades coreográficas com a inserção da cultura popular da região norte do Brasil a partir de entrevistas realizadas com bolsistas do grupo de Dança Popular da Universidade Federal do Ceará - Oré Anacã, que tiveram experiências com manifestações populares na região norte do Brasil. Para interpretação dos dados coletados foi utilizado a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2004) por meio da Análise Temática. Foram apresentadas cinco manifestações culturais do norte do Brasil contendo suas características e possibilidades de inserção em coreografias ginásticas. Nesta pesquisa buscamos tornar a Ginástica Para Todos difusora de nossa cultura de forma inovadora sem perder a autenticidade dos costumes, incentivando os profissionais da área à criação de novas coreografias com uma maior diversidade cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. Ginástica geral: uma área do conhecimento em Educação Física. 1997. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

AYOUB, Eliana. A ginástica geral na sociedade contemporânea: perspectivas da educação física escolar. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.

AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.

PAOLIELLO, Elizabeth. A ginástica geral na América do Sul. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA, 7., 2014, Campinas. Ginástica: movendo pessoas, construindo cidadania. Campinas: Ed. da Unicamp/FEF: SESC, 2014.

REIS, L. N. Formulário de ação de extensão. Universidade Federal do Ceará. Ceará: Pró-Reitoria de Extensão, 2011.

SANTOS, José Carlos Eustáquio. Ginástica Para Todos: elaboração de coreografias, organização de festivais. 2. ed. Jundiaí: Fontoura, 2009.

PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

LARA, Larissa Michelle. Corpo, sentido ético-estético e cultura popular. Maringá: Eduem, 2011.

CATENACCI, Vivian. Cultura popular entre a tradição e a transformação. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 2, 2001.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2002.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 7. ed. Lisboa: Edições 70, 2

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

SILVA, T. E. D. da; ZYLBERBERG, T. P. Possibilidades de inserção da cultura popular da região norte do Brasil em coreografias de Ginástica para Todos. Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 4, p. 47–75, 2016. DOI: 10.20396/conex.v14i4.8648070. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648070. Acesso em: 11 maio. 2021.

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)