Jornalismo esportivo no Rio Grande do Sul

tecendo narrativas de protagonistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v16i1.8651177

Palavras-chave:

Jornalismo esportivo, História do Esporte, Práticas esportivas

Resumo

O texto objetiva, por meio da análise de fontes impressas e orais, narrar memórias de pessoas que atuaram como jornalistas esportivos no Rio Grande do Sul em meados do século XX. As primeiras gerações de jornalistas, representadas por Archymedes Fortini, Túlio De Rose e José Ferreira Amaro Júnior, não apenas publicaram reportagens sobre os esportes, mas também tiveram envolvimento como praticantes e organizadores de eventos esportivos. Corridas rústicas, competições de atletismo, entre outros, também eram promovidos para cunhar notícias. Desta forma, os jornalistas esportivos deixaram uma contribuição relevante para a memória esportiva do estado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Beatriz Assmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Especialista em Jornalismo Esportivo (UFRGS). Graduada em bacharelado e licenciatura em Educação Física. Participou do 22nd International Seminar on Olympic Studies for Postgraduate Students, da International Olympic Academy, IOA, Grécia. Membro da Academia Olímpica Brasileira e da Academia Olímpica Internacional. Integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME) e do Observatório do Esporte Parailimpico (UFRGS). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Estudos Socioculturais do Esporte, da Educação Física e do Lazer; História do Esporte e da Educação Física; Ginástica; Estudos Olímpicos e Paraolímpicos; Esportes Adaptados e Educação Física Inclusiva.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado em História pela UFRGS. Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP). Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Curso de Especialização em Técnica Desportiva Voleibol e Curso de Especialização em Pesquisa Curricular. Licenciatura em Educação Física. Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) da ESEFID/UFRGS, no período de 1996 a 2000. Assumiu novamente a coordenação do CEME em maio de 2019. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física" (NEHME). Idealizadora e coordenadora do Observatório do Esporte Paralímpico. É membro pesquisadora da Academia Paralímpica Brasileira (APB). Realizou visita técnica na Academia Olímpica Internacional em Olímpia/Grécia. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física, coordenadora do PPGCMH, dentre outros cargos de coordenação, chefia e comissões. Desenvolve atividades com os seguintes temas: história do esporte e da educação física; memória esportiva; estudos socioculturais; esporte para pessoas com deficiência, esporte paraolímpico e esportes para surdos. Foi jogadora de voleibol máster no período de 1996 a 2011. É atleta amadora de corridas de rua (rústicas, meia maratona e maratona) e aprendiz de tênis.

Marli Hatje, Universidade Federal de Santa Maria

Docente associada IV do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ALBERTI, Verena. Histórias dentro da história. In: PINSKI, C. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010. p. 23-80.

ALCOBA LOPEZ, Antonio. Como hacer periodismo desportivo. Madrid: Editorial Paraninfo, 1993.

ALCOBA LOPEZ, Antonio. Periodismo deportivo. Madrid: SINTESIS, 2005.

BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica: as técnicas do jornalismo. São Paulo: Ática, 1990. v. 2.

CALONGA, Maurilio Dantielly. O jornal e suas representações: objeto ou fonte da História? Comunicação & Mercado, Dourados, v. 1, n. 2, p. 79-87, nov. 2012.

CARVALHO, Sérgio. Hora da ginastica: resgate da obra do prof. Oswaldo Diniz Magalhaes. Santa Maria: Ed. Universitária, 1994.

CORREA, Carlos Humberto. História oral: teoria e técnica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1978.

CUNHA FILHO, Jair. Entrevista, concedida a Marli Hatje em set. 1994.

DEVOÇÃO À COMUNIDADE CARACTERIZOU A LONGA VIDA DE ARCHYMEDES FORTINI. Correio do Povo, Porto Alegre, 14 jun. 1973.

DIENSTMANN, Cláudio. Entrevista, concedida a Marli Hatje, em dez.1994.

FREITAS FILHO, Lauro. A cobertura esportiva no rádio e no jornal. In: DIEGUES, G. K. (Org.). Esporte e poder. Petrópolis: Vozes, 1985.

FORTINI, Archymedes. O passado através da fotografia. Porto Alegre: Grafipel, 1952.

GASTAL, Ney. Fortini: ontem, hoje, sempre repórter. Correio do Povo, Porto Alegre, 1 out. 1972.

GALVANI, Walter. Um século de poder: os bastidores da Caldas Júnior. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994.

GIUSTI, Benito. Entrevista. Concedida a Marli Hatje, em dez. 1994.

HATJE, Marli. O jornalismo esportivo impresso do Rio Grande do Sul de 1945 a 1995: a história contada por alguns de seus protagonistas. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

HATJE, Marli. Grande Imprensa: valores e ou características veiculadas por jornais brasileiros para descrever a participação da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 1998 em França. 2000. Tese (Doutorado em Ciência do Movimento Humano) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

IMPRENSA. Correio do Povo, Porto Alegre, 3 out. 1981.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990.

LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKI, C. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010. p. 23-80.

MAZO, Janice Zarpellon et al. Associações esportivas no Rio Grande do Sul: lugares e memórias. Novo Hamburgo: Feevale, 2012.

MAZO, Janice Zarpellon; FROSI, Tiago Oviedo. Canottiere Dicca Degli Abruzzi (1908-1963): a nacionalização do “Clube de Remo dos Italianos” em Porto Alegre. Mouseion, v. 2, n. 3, jan./jun. 2008.

MORRE O OUTRO JORNALISTA SÍMBOLO DO ESPORTE GAÚCHO. Correio do Povo, Porto Alegre, 30 dez. 1982.

MUITA DEDICAÇÃO EM 40 ANOS. Correio do Povo, Porto Alegre, 31 dez. 1982.

OSTERMANN, Ruy Carlos. Entrevista, concedida a Marli Hatje em dez. 1994.

OSTERMANN, Ruy Carlos. Hip! Hip! Hip! Hurra! União! Porto Alegre: Cena Design, 2001.

PORTO, Antônio Carlos. Entrevista, concedida a Marli Hatje em out. 1994.

RIVE, M. (Coord.). SOGIPA 1867-1967: primeiro centenário. Porto Alegre, 1967.

ROLIM SILVA, Luis Henrique; MAZO, Janice Zarpellon. A corrida de revezamento do fogo simbólico da Pátria em Porto Alegre (1938-1947): estudo sobre a participação dos clubes esportivos. Movimento, Porto Alegre, v. 15, p. 11-33, 2009.

ROLIM SILVA, Luis Henrique; PEREIRA, Ester Liberato; MAZO, Janice Zarpellon O uso das fontes orais nas pesquisas em história do esporte: memórias da “Corrida do fogo simbólico”. Cinergis, v. 14, n. 3, ju.l/set. 2013.

SILVEIRA, Walter Galvani da. Entrevista, concedida a Marli Hatje em dez.1994.

Downloads

Publicado

2018-05-07

Como Citar

ASSMANN, A. B.; MAZO, J. Z.; HATJE, M. Jornalismo esportivo no Rio Grande do Sul: tecendo narrativas de protagonistas. Conexões, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 70–84, 2018. DOI: 10.20396/conex.v16i1.8651177. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8651177. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)