Banner Portal
Corpo e cultura
PDF

Palavras-chave

Corpo
Cultura
Formação em Educação Física

Como Citar

FALCÃO, José Luiz Cirqueira. Corpo e cultura: políticas e cotidiano da formação em educação física. Conexões, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 110–124, 2018. DOI: 10.20396/conex.v16i2.8652998. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8652998. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse ensaio foi fazer uma análise das políticas de formação em educação física, tendo como foco o diálogo entre o corpo e a cultura, a partir dos trabalhos e possibilidades de análise construídos dentro do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (GTTCC/CBCE).

https://doi.org/10.20396/conex.v16i2.8652998
PDF

Referências

CHAUI, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Bauru: EDUSC, 20002.

FALCÃO, José Luiz Cirqueira. A produção do conhecimento na educação física brasileira e a necessidade de diálogos com os movimentos da cultura popular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 29, n. 1, p. 143-161, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

LARAIA, Roque de Barros. Um conceito antropológico de cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1986.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.

MACHADO PAIS, José. Sociologia da vida quotidiana. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2002.

MÉSZÁROS, Istvan. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SILVA, Bruno Emmanuel Santana da. Menino qual é teu mestre? capoeira pernambucana e as representações sociais dos seus mestres. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

TAFAREL, Celi Nelza Zulke. Epistemologias e teorias do conhecimento na pesquisa em Educação e Educação Física: as reações aos pós-modernismos. In: Rascunho Digital. Disponível em: www.faced.ufba.br/rascunhodigital/. Acesso em: 05 ago. 2009.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.