Resumo
O objetivo desse texto é fazer uma discussão das relações entre corpo, gênero e sexualidade a partir de uma perspectiva sócio-histórica. Ao olhar para o tema proposto, e navegar pela rede mundial de computadores, foi possível nos depararmos com matérias e comentários de leitores sobre essas relações, trazendo para a cena, perspectivas dos fatos, relatos, experiências pessoais, dados de pesquisas, enfim, elementos concretos do real ou do senso comum e do ambiente acadêmico, como pano de fundo para refletirmos sobre o tema proposto.
Referências
ALTMANN, Helena; SOUZA, Eustáquia. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Caderno CEDES, ano 19, n. 48, p. 52-68, ago. 1999.
ESTUDO: COMUNIDADE ESCOLAR TEM PRECONCEITO COM HOMOSSEXUAIS. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/estudo-comunidade-escolar-tem-preconceito-com-homossexuais,00d837dabd9ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 24 jul. 2009.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1997.
GOELLNER, Silvana. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana (Org.) Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 28-40.
JUNQUEIRA, Rogério. O reconhecimento da diversidade sexual e a problematização da homofobia no contexto escolar. In: SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISCUTINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS, 1., 2007, Rio Grande. Anais... Rio Grande:: FURG, 2007. p. 59-69.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
MONTERO, Rosa. História de mulheres. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
PESQUISA: DIVERSIDADE SEXUAL NÃO CHEGOU AOS LIVROS DIDÁTICOS. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/pesquisa-diversidade-sexual-nao-chegou-aos-livros-didaticos,80d837dabd9ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 24 jul. 2009.
PROFESSOR DESPREPARADO POTENCIALIZA O PRECONCEITO NAS ESCOLAS. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3890521-EI8266,00-Professor+despreparado+potencializa+o+preconceito+nas+escolas.html. Acesso em: 24 jul. 2009.
SANTOS, Luis. O corpo que pulsa na escola e fora dela. In: SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISCUTINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS, 1., 2007, Rio Grande. Anais... Rio Grande: FURG, 2007. p. 80-92.
SCHARAGRODSKY, Pablo. Masculinidades en acción: machos, maricas, subversivos y complices. In: SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISCUTINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS, 1., 2007, Rio Grande. Anais... Rio Grande: FURG, 2007. p. 18-30.
SWAIN, Tânia. Lesbianismos, cartografia de uma interrogação. In: SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISCUTINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS, 1., 2007, Rio Grande. Anais... Rio Grande: FURG, 2007. p. 9-17.
TRAVESTIS E TRANSEXUAIS SÃO OS MAIS PREJUDICADOS NA ESCOLA. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/travestis-e-transexuais-sao-os-mais-prejudicados-na-escola,20d837dabd9ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 24 jul. 2009.
O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.