Hóquei sobre a Grama e Indoor no estado do Rio Grande do Sul

o primeiro mandato da Federação Esportiva (2010-2014)

Palavras-chave: Hóquei, Educação física, História

Resumo

Objetivo: Descrever como ocorreu a trajetória da modalidade hóquei sobre a grama e indoor com base nas ações realizadas no primeiro mandato da Federação de Hóquei sobre a Grama e Indoor do Estado do Rio Grande do Sul (FHERS) de 2010 a 2014. Métodos: Esta pesquisa histórico-documental foi elaborada por meio de revisão bibliográfica, pela análise de documentos e de fontes orais com seis entrevistas com fundadores e dirigentes do primeiro e segundo mandatos da FHERS. Resultados: A trajetória da modalidade está vinculada a clubes, escolas, projetos sociais e universidades. Estas instituições foram o alicerce para o desenvolvimento de cursos, oficinas, workshops, vivências, práticas em aulas de educação física e em projetos de extensão, a criação da disciplina eletiva da modalidade na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a realização de festivais e campeonatos da modalidade. Conclusão: Em razão de o Brasil sediar os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Olímpicos, a implantação desse esporte no território sul-rio-grandense, ocorreu através de recursos financeiros tanto da esfera nacional quanto estadual, além da visibilidade dada ao esporte devido a esses megaeventos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel David Finco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação Física

Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Especializado em Motricidade Infantil (ESEFID/UFRGS). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (ESEFID/UFRGS). Professor de Educação Física do Município de Canoas/RS.

Mateus David Finco, Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Educação Física

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Especialista em Ginástica Artística pela Universität Leipzig (Alemanha), em Esportes Individuais e Coletivos pela Nordjyllands Idraetshöjskole (Dinamarca) e em Aprendizagem Esportiva pela Faculdade da Serra Gaúcha. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Foi pesquisador convidado no Laboratório de Multimídia e Comunicação da Technische Universität Darmstadt (Alemanha), em 2013, no Canadian Exergaming Research Centre da University of Calgary e Mount Royal University (Canada), em 2013 e no Institute of Education da University College London (Reino Unido), de 2014 a 2015, onde também realizou o doutorado sanduíche com o fomento da Capes. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Esportes Individuais e Coletivos, Educação Física Escolar, Ginástica Artística e Escolar e Uso de Tecnologias na Educação.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação Física

Professora associada da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP). Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Técnica Desportiva Voleibol e Especialização em Pesquisa Curricular. Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área da Educação Física e atua, principalmente, com os seguintes temas: História do Esporte; História da Educação Física; Estudos Socioculturais sobre o esporte para pessoas com deficiência, esportes paraolímpico e esportes para surdos.

Referências

BRASIL. Ministério do Esporte. Bolsa-Atleta, maior programa de incentivo direto ao atleta no mundo. 2013. Disponível em: http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/sobre.jsp. Acesso em: 20 jun. 2018.

______. Portal Brasil. Associações, federações e confederações. 2014. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/esporte/2009/10/associacoes-federacoes-e-confederacoes. Acesso em: 20 jun. 2018.

______. Lei Agnelo/Piva – recursos perenes para investimento no esporte brasileiro. 2016. Disponível em: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/incentivo-ao-esporte/lei-agnelo-piva. Acesso em: 20 jun. 2016.

FHERS – FEDERAÇÃO DE HÓQUEI SOBRE GRAMA E INDOOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Estatuto. 2010.

______. Relatório de Atividades. Porto Alegre, 2015.

HÓQUEI do Inter ganha destaque em torneio. Sport Club Internacional. Jul. 2010. Disponível em: http://www.internacional.com.br/conteudo?modulo=2&setor=18&codigo=11825. Acesso em: 15 jun. 2016.

RESULTADOS dos Campeonatos Brasileiros de 2012 – Equipes de SC são medalhistas em todas as competições e categorias. Nov. 2012. Hóqueisc. Disponível em: http://hoqueisc.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html. Acesso em: 15 jun. 2016.

TÉCNICO da Seleção explica como Florianópolis se tornou potência no hóquei sobre grama. 05 jan. 2014. Clicrbs. Disponível em: http://dc.clicrbs.com.br/sc/esportes/noticia/2014/01/tecnico-da-selecao-explica-como-florianopolis-se-tornou-potencia-no-hoquei-sobre-grama-4381353.html. Acesso em: 20 jun. 2016.

UNISINOS – UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS. Atletas do Hóquei PEI/AABB Comunidade no Rio de Janeiro. 2011a. Disponível em: http://unisinos.br/blogs/pei/2011/10/24/atletas-do-hoquei-pei-aabb-comunidade-no-rio-de-janeiro/. Acesso em: 29 jun. 2016.

______. Brasileiro de Hóquei Sub-17 – A vez das meninas. 2011b. Disponível em: http://unisinos.br/blogs/pei/2011/11/17/brasileiro-de-hoquei-sub-17-a-vez-das-meninas/. Acesso em: 29 jun. 2016.

Publicado
2019-04-26
Como Citar
Finco, D. D., Finco, M. D., & Mazo, J. Z. (2019). Hóquei sobre a Grama e Indoor no estado do Rio Grande do Sul. Conexões: Educação Física, Esporte E Saúde, 17, e019006. https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8653055
Seção
Artigo Original