Banner Portal
Entre a racionalidade médica e o espetáculo do circo
PDF

Palavras-chave

Ginástica
Medicina
Circo

Como Citar

GUERRA, Laryssa Rangel; MENEZ, Yuri Santos de; SANTOS, Felipe Lameu dos. Entre a racionalidade médica e o espetáculo do circo: disputas sobre a ginástica no Rio de Janeiro (1870-1879). Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019004, 2019. DOI: 10.20396/conex.v17i0.8653273. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8653273. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Introdução: A historiografia da Educação Física apontou que o saber médico era um dos mais importantes para a legitimação da ginástica no Brasil do século XIX. Objetivo: Compreender as propostas de ginásticas defendidas nos periódicos médicos no Rio de Janeiro entre os anos de 1870 e 1879. Métodos: Os documentos tornados fontes do conhecimento histórico foram os artigos publicados nos Annaes Brasilienses de Medicina, no Progresso Médico e na Revista Médica que abordava uma temática da educação física e/ou ginástica dentro do período pesquisado. Resultados: A partir das fontes, percebe-se a relação estabelecida entre a ginástica e um modelo de educação integral que abarcava a educação intelectual, moral e física. A ginástica seria uma das formas de se alcançar a educação física do modelo de educação integral, mas não só isso, ela também tinha um forte componente moral e uma ligação com a busca da criação de um espírito nacionalista. A ginástica, defendida pelos artigos analisados, era criada em contraposição a ginástica praticada nos circos, que ao olhar dos médicos era entendida como não higiênica e como contra-norma. Eram estabelecidos conflitos entre o saber médico e o saber circense sobre a ginástica. Conclusão: As fontes dão indícios de que o saber médico disputava espaço com outras formas de conceber os exercícios ginásticos.

https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8653273
PDF

Referências

ALONSO, Angela. Idéias em movimento: a geração 1870 na crise do Brasil-Império. São Paulo: Paz & Terra, 2002.

ANNAES BRAZILIENSES DE MEDICINA. Gymnastica Medica Sueca. AnnaesBrazilienses de Medicina. Tomo XXIX, n. 9, fev. 1878.

AZEVEDO, Luiz Corrêa de. Concorrerá o modo por que são dirigidas entre nós a educação e instrução da mocidade, para o benefico desenvolvimento physico e moral do homem?.Annaes Brasilienses de Medicina. Tomo XXIII, n. 11, abr. 1872.

BENCHIMOL, Jaime Larry. Pereira Passos: um Haussmann tropical: a renovação urbana do Rio de Janeiro no início do século XX. Rio de Janeiro: Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Divisão de Editoração Biblioteca Carioca, 1990.

EDLER, Flávio Coelho. Medicina no Brasil Imperial: clima, parasitas e patologia tropical. Rio de Janeiro: Fiocruz Editora, 2011.

CHALHOUB, Sidney. Cidade Febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

GONDRA, José Gonçalves. Artes de civilizar: medicina, higiene e educação escolar na Corte Imperial. Rio de Janeiro: EDUUERJ, 2004.

GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Ginástica, higiene e eugenia no projeto de nação brasileira: Rio de Janeiro, século XIX e início do século XX. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 19, p. 139-159, 2013.

LARA, Silvia Hunold. Os documentos textuais e as fontes do conhecimento histórico. Anos 90, v. 15, n. 28, p. 17-39, dez. 2008.

MELO, Victor Andrade de; PERES, Fabio de Faria. Agymnastica no tempo do Império. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014.

MONTEIRO, Remedios. DalendaPhthisis. O progresso médico. Rio de Janeiro, v. II, p. 449, 1877.

REGO, José Pereira. Discurso do presidente annual o Sr. Conselheiro Dr. José Pereira Rego. Annaes Brasilienses de Medicina. Tomo XXIV, n. 1, jun. 1872.

REGO FILHO, José Pereira. Relatório dos trabalhos acadêmicos, no anno decorrido de 1873 a junho de 1874, pelo secretario adjuncto Dr. José Pereira Rego Filho. Annaes Brasilienses de Medicina. Tomo XXVI, n. 7, dez./jan. 1875.

REGO FILHO, José Pereira; CESAR, João Pinto Rego; SANTOS, João Baptista. Da utilidade da gymnastica nas escolas de ensino primário. Annaes Brasilienses de Medicina. Tomo XXVI, n. 2, jul. 1874.

SILVA, P. A que causas se pode atribuir a grande mortalidade das crianças na cidade do Rio de Janeiro até 4 annos de idade? Pelo Dr. Peçanha da Silva. Annaes Brasilienses de Medicina. Tomo XXVII, n. 4, set. 1875.

SANTOS, Felipe Lameu dos. A educação física como possibilidade de análise de documentos médicos do Brasil do final do século XIX. Kinesis, v. 35, p. 75-83, 2017.

SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes européias e Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.