Inclusão na educação física escolar na concepção dos escolares com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8656129

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Pessoas com deficiência visual, Educação física e treinamento.

Resumo

Objetivo: Analisar a inclusão nas aulas de Educação Física Escolar na concepção dos escolares com deficiência visual. Metodologia: Em um estudo de caso, como coleta de dados foi empregada uma entrevista semiestruturada com dois alunos com deficiência visual adquirida, do ensino médio da rede pública de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, apreciados por análise de conteúdo. Resultados e discussão: Como resultado, identificamos que a falta de acessibilidade arquitetônica se mostra recorrente, bem como momentos de não participação dos alunos durante as aulas devido à sua condição. Apesar de um dos participantes relatar se sentir acolhido pelo grupo e ter as atividades adaptadas pela professora, outro ainda se diz excluído e carente de atuação docente para facilitar sua participação. Os alunos clamam por maior participação nas aulas, participação esta alicerçada pela compreensão dos colegas sobre a sua condição, bem como uso do esporte adaptado como conteúdo de aula. Considerações finais: A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física se encontra em processo de construção, com pontos positivos entremeados por dificuldades em sua consolidação.

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Biografia do Autor

Edison Montenegro Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Camila Lopes de Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.

Paulo Ferreira de Araújo, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente e Professor Titular da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.

Marina Brasiliano Salerno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Curso de Educação Física, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

Alonso, E. M., Carvalho, C. L. de, Araújo, P. F. de, & Salerno, M. B. (2020). Inclusão na educação física escolar na concepção dos escolares com deficiência visual. Conexões, 18, e020008. https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8656129

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