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Inclusão na educação física escolar na concepção dos escolares com deficiência visual
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Palavras-chave

Inclusão educacional
Pessoas com deficiência visual
Educação física e treinamento.

Como Citar

ALONSO, Edison Montenegro; CARVALHO, Camila Lopes de; ARAÚJO, Paulo Ferreira de; SALERNO, Marina Brasiliano. Inclusão na educação física escolar na concepção dos escolares com deficiência visual. Conexões, Campinas, SP, v. 18, p. e020008, 2020. DOI: 10.20396/conex.v18i0.8656129. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8656129. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: Analisar a inclusão nas aulas de Educação Física Escolar na concepção dos escolares com deficiência visual. Metodologia: Em um estudo de caso, como coleta de dados foi empregada uma entrevista semiestruturada com dois alunos com deficiência visual adquirida, do ensino médio da rede pública de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, apreciados por análise de conteúdo. Resultados e discussão: Como resultado, identificamos que a falta de acessibilidade arquitetônica se mostra recorrente, bem como momentos de não participação dos alunos durante as aulas devido à sua condição. Apesar de um dos participantes relatar se sentir acolhido pelo grupo e ter as atividades adaptadas pela professora, outro ainda se diz excluído e carente de atuação docente para facilitar sua participação. Os alunos clamam por maior participação nas aulas, participação esta alicerçada pela compreensão dos colegas sobre a sua condição, bem como uso do esporte adaptado como conteúdo de aula. Considerações finais: A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física se encontra em processo de construção, com pontos positivos entremeados por dificuldades em sua consolidação.

https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8656129
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