Banner Portal
Uso das tecnologias digitais para a prática de exercícios físicos
PDF

Palavras-chave

Interface Usuário-Computador
Instrução por Computador
Smartphone
Exercício físico
Educação Física

Como Citar

OLIVEIRA, Braulio Nogueira de; FRAGA, Alex Branco. Uso das tecnologias digitais para a prática de exercícios físicos: uma revisão integrativa. Conexões, Campinas, SP, v. 18, p. e020002, 2020. DOI: 10.20396/conex.v18i0.8658059. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8658059. Acesso em: 26 maio. 2024.

Resumo

Objetivo: Mapear as principais áreas e assuntos das pesquisas acadêmicas que tratam das temáticas exercício físico e tecnologias digitais. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa entre essas duas áreas, com estudos publicados entre 2013 e 2018, na SPORTDiscus with Full Text (EBSCO) e no Google Scholar, resultando em 21 textos selecionados. Resultados e discussão:  Os resultados apontam para quatro categorias: compartilhamento em mídias sociais, influenciadores digitais, tecnologias educacionais e exercícios mediados pela tecnologia.  Considerações Finais/Conclusão: Estas manifestações da complexa relação entre tecnologias digitais e exercício físico demandam novas competências por parte dos profissionais da área, bem como um olhar atento para outros fenômenos que venham a surgir.

https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8658059
PDF

Referências

AHMED, Osman Hassan; SCHNEIDERS, Anthony G.; MCCRORY, Paul R.; SULLIVAN, S. John. Sport Concussion Management Using Facebook: A Feasibility Study of an Innovative Adjunct “iCon”. Journal of Athletic Training, [Carrollton], v. 54, n. 4, p. 339-349, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28430553

BARACHO, Ana Flávia de Oliveira; GRIPP, Fernando Joaquim; LIMA, Márcio Roberto de. Exergames and the school physical education in the digital culture. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 111-126, mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892012000100009&lng=pt&nrm=iso

BATISTA, Giulianne; RODRIGUES, Rafael. A Construção de Identidade na “Geração Fitness” do Instagram: a representação do eu e do corpo no ciberespaço. Anais... CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 37., 2014. p. 1–15. Disponível em: http://www.intercom.org.br/sis/2014/resumos/R9-1378-1.pdf.

BENNELL, Kim L.; NELLIGAN, Rachel; DOBSON, Fiona; RINI, Christine; KEEFE, Francis; KASZA, Jessica; FRENCH, Simon; BRYANT, Christina; DALWOOD, Andrew; ABBOTT, Haxby; HINMAN, Rana S. Effectiveness of an internet-delivered exercise and pain-coping skills training intervention for persons with chronic knee pain: a randomized trial. Annals of internal medicine, v. 166, n. 7, p. 453-462, 2017. Disponível em: https://annals.org/aim/article-abstract/2605025/effectiveness-internet-delivered-exercise-pain-coping-skills-training-intervention-persons

COTTERILL, Stewart T.; SYMES, Rebecca. Integrating social media and new technologies into your practice as a sport psychology consultant. Sport & Exercise Psychology Review, [s.l.], v. 10, n. 1, p. 55-64, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Stewart_Cotterill/publication/266143378_Integrating_social_media_and_new_technologies_into_your_practice_as_a_sport_psychology_consultant/links/5427adf00cf238c6ea7acb2a/Integrating-social-media-and-new-technologies-into-your-practice-as-a-sport-psychology-consultant.pdf

DIMOVSKI, Tane; PAUNOVA, Daniela. The Social Networks as Part of the Public Relations in the Promotion of Sport. Activities in Physical Education and Sport, Republic of Macedonia, v. 3, n. 1, p. 66-68, 2013.

ELDER, Amanda J. Sinclair; SCOTT, Wendy S.; KLUGE, Mary Ann; ELDER, Craig L. CyberEx internet-based group exercise for rural older adults: a pilot study. Activities, Adaptation & Aging, v. 40, n. 2, p. 107-124, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01924788.2016.1158597?src=recsys&journalCode=waaa20

FERREIRA, Heraldo Simões; MOTA, Mabelle Maia. A visão dos alunos sobre o uso do facebook como ferramenta de aprendizagem na educação física. Revista Faculdade Santo Augostinho, Teresina, v. 11, n. 1, p. 188–199, jan./mar., 2014. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/A-VIS%C3%83O-DOS-ALUNOS-SOBRE-O-USO-DO-FACEBOOK-COMO-DE-Ferreira-Mota/6f7770fcfcd1d288596e7d68cf157ec1545777d8

FORREST, Christopher K.; BRUNER, Mark W. Evaluating social media as a platform for delivering a team-building exercise intervention: A pilot study. International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 15, n. 2, p. 190-206, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281388605_Evaluating_social_media_as_a_platform_for_delivering_a_team-building_exercise_intervention_A_pilot_study

FRAIHA, Ana Lívia Gorgatto. TIC nas aulas de educação física: para ensinar o basquetebol. 2016, 126 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

HAGEN, Kåre Birger; GROTLE, Margreth. Internet-delivered physiotherapist-prescribed exercise and pain-coping skills training is beneficial for people with chronic knee pain [synopsis], [s.l.], J Physiother., v. 63, n. 4, oct., 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28889948

HAMBRICK, Marion E. Six degrees of information: Using social network analysis to explore the spread of information within sport social networks. International Journal of Sport Communication, v. 5, n. 1, p. 16-34, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/285015860_Six_Degrees_of_Information_Using_Social_Network_Analysis_to_Explore_the_Spread_of_Information_within_Sport_Social_Networks

JACOB, Helena. Redes sociais, mulheres e corpo: um estudo da linguagem fitness na rede social Instagram. Revista Communicare, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 88-105, 1. Sem. 2014. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2015/08/Redes-sociais-mulheres-e-corpo.pdf

LIMA, Gabriela de Souza. Blogueiras fitness no Instagram: a construção de um estilo de vida. 2016. 75 f. Trabalho de Conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/16558

LOBATO, Robson de Souza. “No que você está pensando?” Representações sociais de corpo de professores de educação física usuários do Facebook. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18998

MARTINS, Raphaell Moreira. Relação entre a teoria e a prática no ensino da educação física no ensino fundamental: um trabalho colaborativo com o uso do Facebook. 2017. 291 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150968

MENDES, Carlos Maximiano Leite; DA CUNHA, Rubens Cesar Lucena. As novas tecnologias e suas influências na prática de atividade física e no sedentarismo. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, Juazeiro do Norte, v. 1, n. 2, jun., 2013.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto - enferm., Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, dez., 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=en&nrm=iso

MILANI, Amanda Gabriele. Gênero nas aulas de educação física: diálogos possíveis com os conteúdos do currículo do estado de São Paulo. 2015, 165 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/126525

PAGOTO, Sherry L.; SCHNEIDER, Kristin L.; OLESKI, Jessica; SMITH, Brian; BAUMAN, Michael. The adoption and spread of a core-strengthening exercise through an online social network. Journal of Physical Activity and Health, v. 11, n. 3, p. 648-653, 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23416874

PASCHOAL JÚNIOR, Fabio. Uma abordagem para identificação de padrões comportamentais a partir de aplicativos para redes sociais. 2017, 111f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.coc.ufrj.br/pt/documents2/doutorado/2017/2959-paschoal-jr-f-td-17

SILVA, Ana Paula Salles da; SILVA, Ana Márcia. Jogos eletrônicos de movimento: esporte ou simulação na percepção de jovens?. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 157-172, set., 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n52p157

SILVA, Patrícia Pilar Maciel da; TIBA, Diego Rodrigues; ASSUMPÇÃO, Luis Otávio Teles. Educação Física no Distrito Federal – Uma leitura a partir do educador Mario Ribeiro

Cantarino Filho. Educação Física em Revista, Brasília, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/download/229/71

SOBREIRA, Rafael Torres. #BumbumNaNuca: Musas fitness e construção do capital social no Instagram. Revista Midiaticos, Niterói, v. 1, n. 1, p. 38-49, 2017. Disponível em: http://www.midiaticos.uff.br/index.php/midiaticos/article/view/20

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Integrative review: what is it? How to do it?, Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, mar., 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082010000100102&lng=en&nrm=iso

STRAGIER, Jeroen; MECHANT, Peter. Mobile fitness apps for promoting physical activity on Twitter: the# RunKeeper case. 2013. In: Etmaal van de Communicatiewetenschap. 2013. Disponível em: https://biblio.ugent.be/publication/3129098/file/3153471. Acesso em: 12 jan. 2020.

TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina. Tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a educação física nas escolas. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 20, n. 3, p. 68-76, set./dez., 2017. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4525

VAGHETTI, César Augusto Otero; MUSTARO, Pollyana Notargiacomo; BOTELHO, Silvia Silva da Costa. Exergames no ciberespaço: uma possibilidade para Educação Física. Anais... SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 10., Salvador: SBGames, nov. 2011, p. 7-9. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/exergamelabbrazil/files/2018/07/SBgames-2011-original.pdf

VICKEY, Theodore A.; GINIS, Kathleen Martin; BRESLIN, John G. Twitter classification model: the ABC of two million fitness tweets. Translational behavioral medicine, v. 3, n. 3, p. 304-311, set., 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24073182

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.