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Signos, metáforas e educação física
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Palavras-chave

Educação física escolar
Praxiologia motriz
Pragmatismo
Semiótica

Como Citar

MARTÍNEZ-SANTOS, Raúl. Signos, metáforas e educação física: conectando Peirce e Parlebas através da ação motriz. Conexões, Campinas, SP, v. 18, p. e020016, 2020. DOI: 10.20396/conex.v18i0.8659170. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8659170. Acesso em: 12 abr. 2024.

Resumo

Só podemos pensar em signos como as metáforas: processos semióticos que vinculam vários objetos com a ajuda de uma evocação baseada na semelhança. "Ação motriz, a ponta da lança da educação física" é uma das metáforas favoritas de Pierre Parlebas, e não é sem razão. Sua exploração através da lógica triádica de Peirce nos permite avançar no conhecimento do três símbolos fundamentais de nosso campo: educação física, entendida como uma prática de intervenção motriz dirigida por aspirações transformadoras legítimas; ação motriz, entendida como um ponto de encontro para condutas motrizes que desejam ser modificadas e as intenções educacionais que lhes dão valor; e praxiologia motriz, entendida como uma resposta à necessidade que os motricistas têm de antecipar e organizar corretamente os efeitos esperados das práticas motrizes e os efeitos desejados em projetos educativos. O pragmatismo e a praxiologia motriz têm muito a contribuir para a educação física, mesmo que seja apenas o pretexto para conectar dois pensadores brilhantes que cruzaram os limites marcados por seus respectivos séculos para ir além das heranças recebidas.

https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8659170
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