Banner Portal
Signos, metáforas e educação física
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Educação física escolar
Praxiologia motriz
Pragmatismo
Semiótica

Como Citar

MARTÍNEZ-SANTOS, Raúl. Signos, metáforas e educação física: conectando Peirce e Parlebas através da ação motriz. Conexões, Campinas, SP, v. 18, p. e020016, 2020. DOI: 10.20396/conex.v18i0.8659170. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8659170. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Só podemos pensar em signos como as metáforas: processos semióticos que vinculam vários objetos com a ajuda de uma evocação baseada na semelhança. "Ação motriz, a ponta da lança da educação física" é uma das metáforas favoritas de Pierre Parlebas, e não é sem razão. Sua exploração através da lógica triádica de Peirce nos permite avançar no conhecimento do três símbolos fundamentais de nosso campo: educação física, entendida como uma prática de intervenção motriz dirigida por aspirações transformadoras legítimas; ação motriz, entendida como um ponto de encontro para condutas motrizes que desejam ser modificadas e as intenções educacionais que lhes dão valor; e praxiologia motriz, entendida como uma resposta à necessidade que os motricistas têm de antecipar e organizar corretamente os efeitos esperados das práticas motrizes e os efeitos desejados em projetos educativos. O pragmatismo e a praxiologia motriz têm muito a contribuir para a educação física, mesmo que seja apenas o pretexto para conectar dois pensadores brilhantes que cruzaram os limites marcados por seus respectivos séculos para ir além das heranças recebidas.

https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8659170
PDF (Español (España))

Referências

ANDERSON, D. Peirce on metaphor. Transactions of the Charles S. Peirce Society, v. 20, n. 4, p. 453-468, 1984. Disponible en: https://www.jstor.org/stable/40320065.

BARRENA, S. Pragmatismo y educación. Charles S. Peirce y John Dewey en las aulas. Machado: Machado, 2015.

BETTI, Mauro. Educação física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Jounal of Physical Educaiton, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2007.

CASTAÑARES, W. De la interpretación a la lectura. Madrid: Iberediciones, 1994.

COLAPIETRO, V. M. Peirce’s approach to the self. A semiotic perspective on human subjectivity. Albany: State University of New York Press, 1989.

FERNANDES, E. Sport, Représentation du corps et Socialisation: Vers un décryptage d'un monde de symboles: comment observer ce que nos enfants apprennent? Éditions universitaires européennes,, 2014.

GOMES-DA-SILVA, P. N. O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade. João Pessoa: Ed. Universitária UFPB, 2011.

HAACK, S. (Ed.). Pragmatism, old and new: Selected writings. New York: Prometheus Books, 2006.

HALEY, M. C. Metaphor, mind, and space: What Peirce can offer Lakoff. In: SHAPIRO, M. (Ed.). Peirce Seminar Papers: Proceedings of the International Colloquium on Language and Peircean Sign Theory. New York: Berghahn Books, 1999. p. 417-440.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas de la vida cotidiana. 5. ed. Madrid: Cátedra, 2001.

MARTÍNEZ-SANTOS, R. La praxeología motriz aplicada al fútbol. PhD doctoral thesis - Educación Física y Deportiva, University of the Basque country, Vitoria-Gasteiz, 2007. Disponible en: http://www.ehu.es/argitalpenak/images/stories/tesis/Ciencias_Sociales/8779%20MtzDeSantosTH.pdf.

MARTÍNEZ-SANTOS, R. La intervención motriz como proceso comunicativo: innovación, tradición y formación de formadores. In: ALONSO, S. et al. (Ed.). Investigación, Innovación docente y TIC. Nuevos Horizontes Educativos. Madrid: Dykinson, 2019. p. 1472-1483.

MARTÍNEZ-SANTOS, R.; ARACAMA, A.; FOUNAUD, M. P.; OIARBIDE, A. Principios y subprincipios para un currículo praxiológico de educación física. Conexões : educação física, esporte e saude, v. 18, 2020. En prensa.

PARLEBAS, PIERRE. Plaidoyer pour l'éducation physique. 1. Une discipline enfin autonome? Le Monde, Paris, p. 1 y 11, 26 agosto 1969, 1969a.

PARLEBAS, PIERRE. Plaidoyer pour l'éducation physique. 2. De la magie à la recherche scientifique. Le Monde, Paris, 27 agosto 1969, 1969b.

PARLEBAS, PIERRE. Pour une épistemologie de l'éducation physique. Revue EP&S, n. 110, p. 15-22, 1971. Disponible en: http://uv2s.cerimes.fr/media/revue-eps/media/articles/pdf/70110-15.pdf.

PARLEBAS, PIERRE. Jeu sportif, rêve et fantasie. Sprit, n. 5, p. 784-803, 1975

PARLEBAS, PIERRE. Juegos, deporte y sociedad. Léxico de praxiología motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001. 84-8019-550-9.

PARLEBAS, PIERRE. L'action motrice, fer de lance de l'éducation physique. Les cahiers de EPS, 34, p. 5-10, 2006. Disponible en: http://www.educ-revues.fr/CEPS/AffichageDocument.aspx?iddoc=38460.

PARLEBAS, PIERRE. La acción motriz: punta de lanza de la educación física. Revista de educación física, n. 113, p. 5-12, 2009.

PARLEBAS, PIERRE. L'agir : fer de lance de l'éducation physique. In: Les journées "Jean Zoro". Les courants en EPS : Chimère ou réalité, 2014, Nanterre (France). Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=k8Do17zIeKA.

PARLEBAS, PIERRE. La aventura praxiológica. Ciencia, acción y educación física. Málaga: Junta de Andalucía, 2017.

PARLEBAS, PIERRE. Une pédagogie des competences motrices. Acción motriz, n. 20, p. 89-96, 2018. Disponible en http://www.accionmotriz.com/documentos/revistas/articulos/20_8.pdf.

PEIRCE, C. S. The nature of science. In: STUHR, J. (Ed.). Classical American Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 1987. p. 46-48.

PEIRCE, C. S. La fijación de la creencia. In: VERICAT, J. (Ed.). Charles S. Peirce. El hombre, un signo. Barcelona: Crítica, 1988. p. 175-199.

PEIRCE, C. S. Un argumento olvidado en favor de la realidad de Dios. Cuadernos de Anuario Filosófico. Serie Universitaria, XXXIV, p. 1-106, 1996.

SØRENSEN, B.; THELLEFSEN, T.; MOTH, M. Metaphor and cognition from a Peircean perspective. Transactions of the Charles S. Peirce Society, 43, n. 3, p. 562-574, 2007. Disponible en https://www.jstor.org/stable/40321205.

VERICAT, J. Charles S. Peirce. El hombre, un signo. Barcelona: Crítica, 1988.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.