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A praxiologia motriz e suas contribuições ao debate científico da educação física
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Palavras-chave

Praxiologia motriz
Educação física
Ciência
Artigos
Conhecimento

Como Citar

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; RIBAS, João Francisco Magno; SARAVÍ, Jorge Ricardo. A praxiologia motriz e suas contribuições ao debate científico da educação física. Conexões, Campinas, SP, v. 18, p. e020032, 2020. DOI: 10.20396/conex.v18i0.8661256. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8661256. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Apresentamos o Dossiê “Praxiologia Motriz - contribuições para a Educação Física”, publicado pela revista Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde no volume 19 (2020). A Praxiologia Motriz - definida por Pierre Parlebas como ciência da ação motriz -, atualmente fundamenta múltiplas investigações científicas e realiza valiosas contribuições ao campo da Educação Física. Com base nesse marco teórico, há mais de uma década, diferentes produções de qualidade, vêm ampliando as colaborações e renovando o interesse dos estudiosos. Este número temático é a expressão e o reflexo de distintos olhares e enfoques dos estudos científicos da área. Depois de uma breve revisão histórica, na qual são considerados alguns fatos relevantes, se apresentam os vinte e três artigos do Dossiê, produto do trabalho de quarenta e cinco autores/coautores que representam sete países diferentes. Por razão desta apresentação, se agrupou os textos em três grandes eixos: artigos que se dedicam a analisar aspectos conceituais e sua articulação com o campo da Educação Física; outros que abordam o debate e a sistematização do trabalho pedagógico e da didática; e por último, textos que tratam do estudo da lógica interna das práticas corporais. O conjunto de artigos registrados neste dossiê representa um vivo testemunho da amplitude e da diversidade das produções científicas da Praxiologia Motriz. Este panorama permite identificar alguns dos desafios futuros para sua consolidação na região e possíveis contributos ao debate científico e ao diálogo com a Educação Física.

https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8661256
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Referências

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