A praxiologia motriz e suas contribuições ao debate científico da educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8661256

Palavras-chave:

Praxiologia motriz, Educação física, Ciência, Artigos, Conhecimento

Resumo

Apresentamos o Dossiê “Praxiologia Motriz - contribuições para a Educação Física”, publicado pela revista Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde no volume 19 (2020). A Praxiologia Motriz - definida por Pierre Parlebas como ciência da ação motriz -, atualmente fundamenta múltiplas investigações científicas e realiza valiosas contribuições ao campo da Educação Física. Com base nesse marco teórico, há mais de uma década, diferentes produções de qualidade, vêm ampliando as colaborações e renovando o interesse dos estudiosos. Este número temático é a expressão e o reflexo de distintos olhares e enfoques dos estudos científicos da área. Depois de uma breve revisão histórica, na qual são considerados alguns fatos relevantes, se apresentam os vinte e três artigos do Dossiê, produto do trabalho de quarenta e cinco autores/coautores que representam sete países diferentes. Por razão desta apresentação, se agrupou os textos em três grandes eixos: artigos que se dedicam a analisar aspectos conceituais e sua articulação com o campo da Educação Física; outros que abordam o debate e a sistematização do trabalho pedagógico e da didática; e por último, textos que tratam do estudo da lógica interna das práticas corporais. O conjunto de artigos registrados neste dossiê representa um vivo testemunho da amplitude e da diversidade das produções científicas da Praxiologia Motriz. Este panorama permite identificar alguns dos desafios futuros para sua consolidação na região e possíveis contributos ao debate científico e ao diálogo com a Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em La investigación en la actividad física y deporte pela Universidade de Lleida. Professor Livre Docente, Faculdade de Educação Física (Departamento de Educação Física e Humanidades) da Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Pesquisa em Ginástica (GPG)/Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS).

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado pelo Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña. Professor associado do Centro de Educação Física e Desportos, na Universidade Federal de Santa Maria.

 

Jorge Ricardo Saraví, Universidade Nacional de La Plata

Doutorado em Ciências da Educação. Faculdade de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Nacional de La Plata. Professor associado. Departamento de Educação Física. Faculdade de Ciências Humanas e da Educação. Universidade Nacional de La Plata.

Referências

FERREIRA, Lilian Aparecida; RAMOS, Glauco Nunes Souto. (Org). Educação Física escolar e Praxiologia Motriz: compreendendo as práticas corporais. Curitiba: Editora CRV, 2017. Coleção Educação Física: formação para o cotidiano escolar, v. 22.

PARLEBAS, Pierre. Problemas teóricos y crisis actual en la Educación Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 2, n. 7, Octubre, 1997. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd7/pparl7.htm

PARLEBAS, Pierre. Activités physiques et éducation motrice. Dossier EPS 4, v. 27, p. 60-75. Paris, Éditions Revue Éducation Physique et Sport, 1990.

PARLEBAS, Pierre. La aventura praxiológica: ciencia, acción y educación física. Traductor y editor Raul Martinez de Santos. Junta de Andalucía, Consejería de Turismo y Deporte, 2017.

RIBAS, João Francisco Magno (Org.). Praxiologia Motriz na América Latina. Aportes para a didática na Educação Física. Ijuí: Editorial Unijuí, 2017. Coleção Educação Física.

RIBAS, João Francisco Magno; FRANCO, Flávia. Praxiologia Motriz e a organização do trabalho pedagógico e da didática na Educação Física: Entrevista com Pierre Parlebas, professor da Universidade Paris Descartes (Paris V – Sorbonne Cité). Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 26, p. e26008, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/94580. Acesso em: 28 ago. 2020.

RUFFINO, J. D. Análisis Praxiologico del Rugby. Estudio del núcleo táctico. Tucumán: Edición de la Facultad de Educación Física, Universidad Nacional de Tucumán, 2007.

SARAVÍ, Jorge Ricardo. A praxiologia motriz: presente, passado e futuro. Entrevista com Pierre Parlebas. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 11-35, jan./mar., 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/27065. Acesso em: 28 ago. 2020.

Publicado

2020-09-22

Como Citar

Bortoleto, M. A. C. ., Ribas, J. F. M., & Saraví, J. R. (2020). A praxiologia motriz e suas contribuições ao debate científico da educação física. Conexões, 18, e020032. https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8661256

Edição

Seção

Dossiê Praxiologia Motriz - contribuições para a Educação Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>