Banner Portal
Abordagens tradicionais e centradas no jogo para o ensino dos esportes coletivos de invasão
PDF

Palavras-chave

Ensino-aprendizagem
Conhecimento
Pedagogia do esporte

Como Citar

AQUINO, Rodrigo Leal de Queiroz Thomaz de; MENEZES, Rafael Pombo. Abordagens tradicionais e centradas no jogo para o ensino dos esportes coletivos de invasão: um ensaio teórico. Conexões, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022006, 2022. DOI: 10.20396/conex.v20i00.8666344. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8666344. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este ensaio teve como objetivo identificar, comparar e discutir os princípios pedagógicos tradicionais e modelos contemporâneos de ensino dos jogos coletivos esportivizados (JCE). Os JCE podem ser representados como sistemas complexos e dinâmicos, nos quais as equipes são entendidas como um microssistema social. Tradicionalmente, o ensino dos JCE foi sustentado por uma visão de mundo racionalista, com propostas centradas no professor/treinador e pautadas em abordagens e princípios pedagógicos tecnicistas e comportamentalistas. Nessa perspectiva, a reprodução (receita) sobrepõe-se à criatividade (adaptação funcional). Com a mudança de paradigma de ensino dos JCE, surgiram abordagens e modelos centrados nos jogadores/alunos e pautadas no jogo. Neste ensaio, foram discutidas as fundamentações teóricas e as implicações práticas de quatro propostas: i) Ensino de Jogos para Compreensão (Teaching Games for Understanding - TGfU); ii) Modelo de Educação Esportiva (Sport Education - SE); iii) Pedagogia Não-Linear (PNL) e; iv) Pedagogia do Jogo (entendida enquanto abordagem e modelo). Por meio dos princípios pedagógicos do TGfU (seleção do tipo de jogo, modificação-representação, modificação-exagero, ajuste da complexidade tática), da PNL (representação, manipulação de restrições, acoplamento informação-movimento, aprendizagem exploratória, redução do controle consciente do movimento), do SE e/ou da Pedagogia do jogo (pedagogia da rua, ambiente de aprendizagem e ambiente de jogo, incluindo características de desafio, desequilíbrio, imprevisibilidade, representação), é possível que os jogadores/alunos aprendam jogando, podendo inclusive interferir e criar sua aula/treino. O professor/treinador, portanto, é um mediador ativo e passivo que gerencia e medeia as situações-problema e as trocas de conhecimento.

https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8666344
PDF

Referências

ALCALÁ, David Hortigüela; GARIJO, Alejandra Hernando. Teaching Games for Understanding: A comprehensive approach to promote student’s motivation in physical education. Journal of Human Kinetics, v. 59, p. 17-27, 2017. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1515%2Fhukin-2017-0144. Acesso em: 20 jun. 2021.

ARANHA, Maria Lúcia A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora Moderna, 2006.

ARANHA, Maria Lúcia A. Filosofia da educação. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora Moderna, 2010.

BAYER, Claude. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivros, 1994.

BETTEGA, Baggiotto Bettega; Machado, João Cláudio; Pasquarelli, Bruno Natale; Aquino, Rodrigo; Scaglia, Alcides José. Pedagogia do esporte: bases epistemológicas e articulações para o ensino esportivo. Revista Inclusiones, p. 185-213, 2021. Disponível em: http://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/3008. Acesso em: 20 jun. 2021.

BECKER, Fernando. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2003.

BUNKER, David; THORPE, Rod. The curriculum model. In: THORPE, Rod; BUNKER, David (Ed.). Rethinking games teaching. Loughborough: University of Technology, 1986. p. 7-10. Disponível em: http://www.bugeyed.ca/seeds/wp-content/uploads/2013/06/Bunker-and-Thorpe-The-curriculum-model.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

BUTLER, Joy I. Teacher responses to Teaching Games for Understanding. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v. 67, n. 9, p. 17-20, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07303084.1996.10604851. Acesso em: 20 jun. 2021.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens. Lisboa: Cotovia, 1990.

CHOW, Jia Yi. Nonlinear Learning Underpinning Pedagogy: Evidence, Challenges, and Implications. Quest, v. 65, n. 4, p. 469-484, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00336297.2013.807746. Acesso em: 20 jun. 2021.

CHOW, Jia Yi; DAVIDS, Keith; BUTTON, Chris; RENSHAW, Ian. Nonlinear Pedagogy in Skill Acquisition: An Introduction. London and New York: Routledge, 2016.

CHOW, Jia Yi; DAVIDS, Keith; BUTTON, Chris; SHUTTLEWORTH, Richard. Nonlinear pedagogy: A constraints-led framework to understand emergence of game play and skills. Nonlinear Dynamics, Psychology and Life Sciences, v. 10, n. 1, p. 71-104, 2006.

CHOW, Jia Yi; DAVIDS, Keith; HRISTOVSKI, Robert; ARAÚJO, Duarte; PASSOS, Pedro. Nonlinear Pedagogy: Learning Design for Selforganizing Neurobiological Systems. New Ideas in Psychology, v. 29, n. 2, p. 189-200, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.newideapsych.2010.10.001. Acesso em: 20 jun. 2021.

CLEMENTE, Filipe Manuel. Princípios pedagógicos dos teaching games for understanding e da pedagogia não-linear no ensino da educação física. Movimento, v. 18, n. 2, p. 315-335, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.27495. Acesso em: 20 jun. 2021.

CÔTÈ, Jean; ERICKSON, Karl; ABERNETHY, Bruce. Play and practice during childhood. In: CÔTÈ, Jean; LIDOR, Ronnie. (Ed.). Conditions of children's talent development in sport. Morgantown, WV: Fitness Information Technology, 2013. p. 9-20.

DAOLIO, Jocimar. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 10, n. 4, p. 99-104, 2002. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/478. Acesso em: 20 jun. 2021.

DAVIDS, Keith; WILLIAMS, M.; BUTTON, Chris; COURT, M. An integrative modeling approach to the study of intentional and movement behavior. In: SINGLER, R., Housenblas, H., Janelle, C. (Ed.). Handbook of sport psychology. New York: John Wiley, 2001. p. 144-173.

DIETRICH, Knut; DÜRRWÄCHTER, Gerhard.; SCHALLER, Hans-Jürgen. Os grandes jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984.

FREIRE, João Batista. Pedagogia do futebol. Londrina: Midiograf, 1998.

FREIRE, João Batista. O jogo: entre o riso e o choro. Autores Associados, 2017.

GALATTI, Larissa R.; FERREIRA, Henrique Barcelos; SILVA, Ylane Pinheiro Gonçalves; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões, v. 6, p. 397-408, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637843. Acesso em: 20 jun. 2021.

GALATTI, Larissa R.; MARTINS, Ida Carneiro; MACHADO, Gisele Viola; MONTERO SEOANE, Antonio. et al. Pedagogia do esporte e educação física escolar: uma proposta considerando as modalidades coletivas. In: GALATTI, Larissa R. et al (Orgs.). Múltiplos Cenários da Prática Esportiva. Pedagogia do Esporte. Campinas: UNICAMP, 2017. p. 151-172.

GALATTI, Larissa R.; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e a aplicação das teorias acerca dos jogos esportivos coletivos em escolas de esportes: o caso de um clube privado de Campinas-SP. Conexões, v. 5, n. 2, p. 31-44, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v5i2.8637877. Acesso em: 20 jun. 2021.

GALATTI, Larissa R.; REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues; MONTERO SEOANE, Antonio. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088. Acesso em: 20 jun. 2021.

GALATTI, Larissa R.; SERRANO, Pedro; MONTERO SEOANE, Antonio; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e basquetebol: aspectos metodológicos para o desenvolvimento motor e técnico do atleta em formação. Arquivos em Movimento, v. 8, n. 2, p. 79-93, 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/9207. Acesso em: 20 jun. 2021.

GARGANTA, Julio. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A. e OLIVEIRA, J. (Ed.). O ensino dos jogos desportivos. 3. ed. Porto: Universidade do Porto/Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, 1998. cap. 1, p. 11-26.

GARGANTA, Julio; GUILHERME, José; BARREIRA, Daniel; BRITO, João; Rebelo, Antonio. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In: TAVARES, Fernando (Ed.). Jogos desportivos colectivos. Ensinar a jogar. 2. ed. Porto: Editora FADEUP, 2015. p. 199-263.

GIL-ARIAS, Alexander; CLAVER, Fernando; PRAXEDES, Alba; VILLAR, Fernando del; HARVEY, Stephen. Autonomy support, motivational climate, enjoyment and perceived competence in physical education: impact of a hybrid teaching games for understanding/sport education unit. European Physical Education Review, v. 26, n. 1, p. 36-53, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177%2F1356336X18816997. Acesso em: 20 jun. 2021.

GRAÇA, Amândio; MESQUITA, Isabel. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 7, n. 3, p. 401-421, 2007. Disponível em: https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/vol.7_nr.3/4-01.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

GRAÇA, Amândio; MESQUITA, Isabel. Modelos e conceções de ensino dos jogos desportivos. In: TAVARES, Fernando (Ed.). Jogos desportivos colectivos: ensinar a jogar. 2. ed. Porto: Editora FADEUP, 2015. cap. 1, p. 9-54.

GRECO, Juan Pablo. Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. In: GARCIA, E.; LEMOS, K. (Ed.). Temas Atuais VI em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Editora Health, 2001. cap. 3, p. 48-72.

GRÉHAIGNE, Jean-Francis; GODBOUT, Paul. Tactical knowledge in team sports from a constructivist and cognitivist perspective. Quest, v. 47, p. 490-505, 1995. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jean-Francis-Grehaigne/publication/254324051_Tactical_Knowledge_in_Team_Sports_From_a_Constructivist_and_Cognitivist_Perspective/links/5550a82e08ae739bdb91f760/Tactical-Knowledge-in-Team-Sports-From-a-Constructivist-and-Cognitivist-Perspective.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

GRIFFIN, Linda L.; BUTLER, Joy I. Teaching games for understanding: theory, research, and practice. Champaign, IL: Human Kinetics, 2005.

HASTIE, Peter. Applied Benefits of the Sport Education Model. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 69, n. 4, p. 24-26, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07303084.1998.10605530. Acesso em: 20 jun. 2021.

HASTIE, Peter. An ecological analysis of a season of sport education. Journal of Teaching in Physical Education, 19, p. 355–373, 2000.

HASTIE, Peter; CASEY, Ashley. Fidelity in models-based practice research in Sport Pedagogy: a guide for future investigations. Journal of Teaching in Physical Education, v. 33, p. 422-431, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Ashley-Casey/publication/274996749_Fidelity_in_Models-Based_Practice_Research_in_Sport_Pedagogy_A_Guide_for_Future_Investigations/links/575142f708ae17e65ec149f2/Fidelity-in-Models-Based-Practice-Research-in-Sport-Pedagogy-A-Guide-for-Future-Investigations. Acesso em: 20 jun. 2021.

HASTIE, Peter A.; CURTNER-SMITH, Matthew D. Influence of a hybrid Sport Education-Teaching Games for Understanding unit on one teacher and his students. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 11, n. 1, p. 1-27, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17408980500466813. Acesso em: 20 jun. 2021.

HOLT, Nicholas; STREAN, William B.; GARCÍA BENGOECHEA, Enrique. Expanding the Teaching Games for Understanding model: new avenues for future research and practice. Journal of Teaching in Physical education, v. 21, p. 162-176, 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Nicholas-Holt/publication/234627739_Expanding_the_Teaching_Games_for_Understanding_Model_New_Avenues_for_Future_Research_and_Practice/links/60a7ad8992851ca9dcd3b7ae/Expanding-the-Teaching-Games-for-Understanding-Model-New-Avenues-for-Future-Research-and-Practice.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

JANI, Julismah; SALIMIN, Norkhalid; SHAHRIL, Mohd Izwan. The impact of coaching module based on Teaching Games for Understanding towards school netball players' performance. Journal of Fundamental and Applied Sciences, v. 9, n. 6S, p. 1250-1257, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.4314/jfas.v9i6s.93. Acesso em: 20 jun. 2021.

KIRK, David; MACPHAIL, Ann. Teaching games for understanding and situated learning: rethinking the Bunker-Thorpe model. Journal of Teaching in Physical Education, v. 21, p. 177-192, 2002.

LIGHT, Richard. The joy of learning: Emotion and learning in games through TGfU. Journal of Physical Education New Zealand, v. 36, n. 1, p. 93-108, 2003.

LIGHT, Richard; FAWNS, Rod. Knowing the game: integrating speech and action in games teaching through TGfU. Quest, v. 55, n. 2, p. 161-176, 2003.

MACHADO, João Cláudio; BARREIRA, Daniel; GALATTI, Larissa; CHOW, Jia Yi; Garganta, Julio; Scaglia, Alcides J. Enhancing learning in the context of Street football: a case for Nonlinear Pedagogy. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 24, n. 2, p. 176-189, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/17408989.2018.1552674. Acesso em: 20 jun. 2021.

MACHADO, João Cláudio

RIBEIRO, João; PALHETA, Carlos Ewerton; ALCÂNTARA, Chellsea; BARREIRA, Daniel; GUILHERME, José; GARGANTA, Júlio; SCAGLIA, Alcides José. Changing rules and configurations during soccer small-sided and conditioned games. How does it impact teams’ tactical behavior? Frontiers in Psychology, v. 10, p. 1554, 2019. Disponível em: https://dx.doi.org/10.3389%2Ffpsyg.2019.01554. Acesso em: 20 jun. 2021.

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. O conceito de esporte como fenômeno globalização: pluralidade e controvérsias. Revista Observatorio del Deporte, v. 1, p. 147-185, 2015.

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; GUTIERREZ, Gustavo Luiz; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de. O esporte contemporâneo e o modelo de concepção das formas de manifestação do esporte. Conexões, v. 6, n. 2, p. 42-61, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v6i2.8637803. Acesso em: 20 jun. 2021.

MAZZARDO, Tatiane; MONTEIRO, Gabriella N.; SILVA, William J. B.; ARAÚJO, Nayanne D.; SILVA, Schelyne, R.; ABURACHID, Layla Maria C. TGFU and motor coordination: the effects of a teaching program on tactical-technical performance in handball. Journal of Physical Education, v. 31, n. 1, p. e-3169, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v31i1.3169. Acesso em: 20 jun. 2021.

MEMMERT, Daniel; HARVEY, Stephen. Identification of non-specific tactical tasks in invasion games. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 15, n. 3, p. 287-305, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17408980903273121. Acesso em: 20 jun. 2021.

MENEZES, Rafael Pombo. Perspectiva de ensino-aprendizagem dos princípios de ação e das regras de ação nos esportes coletivos de invasão. Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, v. 16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15517/pensarmov.v19i1.44215. Acesso em: 20 jun. 2021.

MENEZES, Rafael Pombo. Modelo de análise técnico-tática do jogo de handebol: necessidades perspectivas e implicações de um modelo de interpretação das situações de jogo em tempo real. 2011. 302 f. (Doutorado) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000796445. Acesso em: 20 jun. 2021.

MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v. 20, n. 1, p. 351-373, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.40200

MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian. Teaching handball to players under-12: the perspective of Brazilian coaches. Motriz, v. 23, n. 4, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-6574201700040006. Acesso em: 20 jun. 2021.

MESQUITA, Isabel. A modelação do treino das habilidades técnicas nos jogos desportivos. In: GARGANTA, Julio (Ed.). Horizontes e órbitas no treino dos jogos desportivos. Porto: FCDEFUP, 2000. p. 73-89.

MESQUITA, Isabel; MARQUES, Antonio; MAIA, José. A relação entre a eficiência e a eficácia no domínio das habilidades técnicas em Voleibol. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 1, n. 3, p. 33-39, 2001. Disponível em: https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/vol.1_nr.3/05.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

MINHAT, Noraliza; JEGANATHAN, Sanmuga Nathan; SALIMIN, Norkhalid. The effects of TGfU, SEM and HTGfU-SEM towards volleyball and badminton cognitive game play on performance among form one students. Advances in Social Sciences Research Journal, v. 6, n. 3, p. 29-38, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14738/assrj.63.6299. Acesso em: 20 jun. 2021.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. Editora EPU, 2019.

MORALES-BELANDO, Maria; CALDERÓN, Antonio; ARIAS-ESTERO, José. Improvement in game performance and adherence after an aligned TGfU floorball unit in physical education. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 23, n. 6, p. 657-671, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17408989.2018.1530747. Acesso em: 20 jun. 2021.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro [trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya] 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento [trad. Eloá Jacobina] 24. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.

NEWELL, K. M. Constraints on the Development of Coordination. Netherlands: Martinus Nijhoff, Dordrecht, 1986. (Motor Development in Children: Aspects of Coordination and Control.

O’LEARY, Nick. Learning informally to use the ‘full version’ of Teaching Games for Understanding. European Physical Education Review, v. 22, n. 1, p. 3-22, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1177%2F1356336X15586177. Acesso em: 20 jun. 2021.

PARLEBAS, Pierre. Juegos, deporte y sociedad: léxico de praxiologia motriz. Barcelona: Editorial Paidotribo, 2001.

PEARSON, Philip J.; WEBB, Paul. Developing effective questioning in Teaching Games for Understanding (TGfU). In: 1st Asia Pacific Sport in Education Conference, 2008, Adelaide. Disponível em: https://ro.uow.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?article=1054&context=edupapers. Acesso em: 20 jun. 2021.

REIS, Heloisa Helena Baldy dos. O ensino dos jogos coletivos esportivizados na escola. 1994. 75 f. (Mestrado) - Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 1994.

REIS, Heloisa Helena Baldy dos; GRECO, Pablo Juan; MENEZES, Rafael Pombo. Handebol: uma nova proposta metodológica. Paulínia: AutorEsporte, 2018. (Coleção Pedagogia do Esporte).

RENSHAW, Ian; DAVIDS, Keith; SHUTTLEWORTH, Richard; CHOW, Jia Yi. Insights from ecological psychology and dynamical systems theory can underpin a philosophy of coaching. International Journal of Sport Psychology, v. 40, p. 540-602, 2009.

RIBEIRO, Lucas de Castro. Iniciação esportiva universal aplicada ao handebol: influência do processo de ensino-aprendizagem-treinamento no conhecimento tático e busca visual. 2019. 249 f. (Master Physical Education) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

SANTANA, Wilton C.; REIS, Heloisa Helena Baldy dos; GALATTI, Larissa R.; RIBEIRO, Danilo A. Pedagogia do Esporte: um novo olhar sobre a dimensão técnica no contexto de ensino-treino dos jogos esportivos coletivos. In: NAVARRO, Antonio C.; ALMEIDA, Roberto; SANTANA, Wilton C. (Ed.). Pedagogia do esporte: jogos esportivos coletivos. São Paulo: Phorte, 2015. cap. 2, p. 47-66.

SCAGLIA, Alcides José. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés: todos semelhantes, todos diferentes. 2003. 178 f. (Doutorado) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

SCAGLIA, Alcides José. O futebol e as brincadeiras de bola: a família dos jogos de bola com os pés. São Paulo: Phorte Editora, 2011.

SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do Jogo: O processo organizacional dos Jogos Esportivos Coletivos enquanto modelo metodológico para o ensino. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 17, n. S1A, p. 27-38, 2017.

SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller S.; GALATTI, Larissa R. A contribuição da Pedagogia do Esporte na escola: tensões e reflexões metodológicas. In: MARINHO, Alcyanne; NASCIMENTO, Juarez V. OLIVEIRA, Amauri Aparecido B. (Orgs.). Legados do esporte brasileiro Florianópolis: Editora UDESC, 2014. p. 45-86.

SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller S.; LEONARDO, Lucas; LIZANA, Cristian J. R. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. Movimento, v. 19, n. 4, p. 227-249, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.37893. Acesso em: 20 jun. 2021.

SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller S.; SANTOS, Marcos Vinícius Russo dos; GALATTI, Larissa R. Processo organizacional sistêmico, a pedagogia do jogo e a complexidade estrutural dos jogos esportivos coletivos: uma revisão conceitual. In: LEMOS, Kátia Lucia Moreira; GRECO, Pablo Juan, MORALES, Juan Carlos Pérez (Ed.). 5. Congresso Internacional dos Jogos Desportivos. Belo Horizonte: EEFFTO/UFMG, 2015. cap. 2, p. 43-62. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/302509782_PROCESSO_ORGANIZACIONAL_SISTEMICO_A_PEDAGOGIA_DO_JOGO_E_A_COMPLEXIDADE_ESTRUTURAL_DOS_JOGOS_ESPORTIVOS_COLETIVOS_UMA_REVISAO_CONCEITUAL_p16-42. Acesso em: 20 jun. 2021.

SIEDENTOP, Daryl. What is Sport Education and how does it work? Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 69, n. 4, p. 18-20, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07303084.1998.10605528. Acesso em: 20 jun. 2021.

SILVA, Luis Felipe Nogueira; LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José. Epistemologia da prática pedagógica na Educação Física e esporte. Mapeamento a partir de um instrumento metodológico. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 274, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.46642/efd.v25i274.2344. Acesso em: 20 jun. 2021.

SOLÁ SANTESMASES, Josep. Estudio funcional del saber deportivo para la comprensión de la táctica. Apunts: Educación Física y Deportes, v. 82, n. 4, p. 26-35, 2005. Disponível em:

TAN, Clara Wee Keat; CHOW, Jia Yi; DAVIDS, Keith. ‘How does TGfU work?’: examining the relationship between learning design in TGfU and a nonlinear pedagogy. Physical education and sport pedagogy, v. 17, n. 4, p. 331-348, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17408989.2011.582486. Acesso em: 20 jun. 2021.

TAVARES, Fernando. Jogos desportivos colectivos: contributos para a sua análise e funcionamento. In: RAMOS, V.; SAAD, M. A., et al (Ed.). Jogos desportivos colectivos: investigação e prática pedagógica. Florianópolis: UDESC, 2013. p. 17-51.

WERNER, Peter; THORPE, Rod; BUNKER, David. Teaching Games for Understanding: evolution of a model. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v. 67, n. 1, p. 28-33, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07303084.1996.10607176. Acesso em: 20 jun. 2021.

WULF, Gabriele. Attentional focus and motor learning: a review of 15 years. International Review of Sport and Exercise Psychology, v. 6, n. 1, p. 77-104, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/1750984X.2012.723728. Acesso em: 20 jun. 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.