A Construção do campo da antropologia e os estudos sociais sobre o esporte na América Latina

entrevista com Roberto DaMatta

Autores

Palavras-chave:

Antropologia, Esportes, América Latina, Entrevista

Resumo

Esta entrevista com o antropólogo e historiador Roberto DaMatta, um dos grandes precursores de uma antropologia dedicada ao estudo dos esportes e, particularmente, do futebol na América Latina, evidencia a construção de um campo interdisciplinar que ganhou relevância nos últimos 40 anos, a partir da publicação do livro O Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. O entrevistado é doutor em Antropologia pelo Peabody Museum da Universidade de Harvard, e graduado em História pela Universidade Federal Fluminense. Foi chefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio de diversas práticas, inclusive a partir do esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular da Faculdade de Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil e pela Universidade do Porto-FADE-UP, Portugal.

Alejo Levoratti, Universidade Nacional de La Plata

Doutorado em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Nacional de Quilmes. Pesquisador pelo Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas, da Universidade Nacional de La Plata e da AGENCIA.

Referências

DAMATTA, Roberto. A bola corre mais que os homens. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2006.

DAMATTA, Roberto. Universo do Carnaval: Imagens e Reflexões. Rio de Janeiro: Edições Pinako, 1981.

DAMATTA, Roberto. Universo do Futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 1982.

Publicado

2022-07-14

Como Citar

Soares, A. J. G. ., & Levoratti, A. (2022). A Construção do campo da antropologia e os estudos sociais sobre o esporte na América Latina: entrevista com Roberto DaMatta. Conexões, 20(00), e022018. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8668527

Edição

Seção

Dossiê 40 anos do livro Universo do Futebol

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)