Banner Portal
Situações e contextos de aprendizagem
PDF

Palavras-chave

Desenvolvimento profissional
Treinadores
Tênis

Como Citar

CORTELA, Caio Corrêa; MILISTETD, Michel; BOTH, Jorge; CORTELA, Beatriz Salemme Corrêa; BALBIONTTI, Carlos Adelar Abaide. Situações e contextos de aprendizagem: uma análise de clusters com treinadores de tênis. Conexões, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022021, 2022. DOI: 10.20396/conex.v20i00.8668629. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8668629. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: O presente estudo descreve e compara a valorização atribuída por diferentes perfis de treinadores, no que se refere às situações e contextos de aprendizagem. Metodologia: Por meio da análise de Clusters, 104 treinadores de tênis que atuavam em clubes/academias filiados à Federação Paranaense de Tênis, sediada no Brasil, foram subdivididos em três grupos. Todos responderam a uma ficha contendo as variáveis sociodemográficas e as Escalas de Situações e Contextos de Aprendizagem de Treinadores. Para a análise dos resultados recorreu-se a estatística descritiva e inferencial, com as comparações intergrupos ocorrendo pelos testes de Kruskal-Wallis e o post-hoc de Dunn, ambos com nível de significância pré-estabelecido em 95% (p≤0.05). Resultados e discussão: Os resultados encontrados indicaram diferenças significativas quanto a valorização atribuída às diferentes oportunidades de aprendizagem. De modo geral, observa-se uma maior valorização por parte dos treinadores mais jovens e menos experientes (C3) às diferentes situações e contextos de aprendizagem (Avaliação Global – C1, p<0,001; C2, p<0,001), enquanto os profissionais mais velhos e experientes (C2) apresentaram os menores índices de importância atribuída (Situações – C1, p=0,001; C3, p<0,001; Contextos – C1, p<0,001; C3, p<0,001). Conclusão: Os achados reforçam o caráter individual do processo de aprendizagem e a necessidade de conhecimento da biografia dos participantes para ações de desenvolvimento mais assertivas.

https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8668629
PDF

Referências

BARROS, Thais Emanuelli da Silva de; RAMOS, Valmor; BRASIL, Vinícius Zeilmann; SOUZA, Jeferson Rodrigues de; KUHN, Filipy; COSTA, Andrize Ramires. As fontes de conhecimento de treinadores de Ginástica Artística. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 446-460, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41179. Acesso em: 9 ago. 2018.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS (CBT). Estrutura dos Cursos de formação oferecidos pelo Departamento de Capacitação. 2015. Disponível em: http://cbt-tenis.com.br/capacitacao.php?cod=3. Acesso em: 17 jul. 2017.

COOMBS, Philip Hall; AHMED, Manzoor. Attacking rural poverty: how non-formal education can help. Baltimore: John Hopkins University Press, 1974.

CORTELA, Caio Corrêa; GONÇALVES, Gabriel Henrique Treter; KLERING, Roberto Tierling; BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide. O “estado da arte” das publicações sobre tênis em periódicos nacionais. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 15, n. 2, p. 143-151, 2016a. Disponível em: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/article/1253. Acesso em: 25 jan. 2018.

CORTELA, Caio Corrêa; MILISTETD, Michel; BOTH, Jorge; GONÇALVES, Gabriel Henrique Treter; BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide. Validation of the Learning Situations Scale for sports coaches – ESATE: development process and validity evidence. Journal of Physical Education, Maringá, v. 31, e3165, 2020a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/GBvtJ9gPRN6xLFjPw4qmJDr/?lang=en. Acesso em: 13 jan. 2021.

CORTELA, Caio Corrêa; MILISTETD, Michel; BOTH, Jorge; GONÇALVES, Gabriel Henrique Treter; BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide. Validação da Escala de Contextos de Aprendizagem para Treinadores Esportivos – Versão Tênis. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 42, p. e20212019, 2020b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/m73jNYQdnkKt4nQHxwddP9f/?lang=pt. Acesso em: 02 fev. 21.

CULVER, Diane; WERTHNER, Penny; TRUDEL, Pierre. Coach Developers as ‘facilitators of learning’ in a large-scale coach education programme: one actor in a complex system. International Sport Coaching Journal, Birmingham, v. 6, n. 3, p. 296–306, 2019. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/iscj/6/3/article-p296.xml. Acesso em: 10 jan. 2020.

CUSHION, Christopher; NELSON, Lee; ARMOUR, Kathy; LYLE, John; JONES, Robyn; SANDFORD, Rachel; O’CALLAGHAN, Claire. Coach learning and development: a review of literature. London: Leeds Sports Coach UK, 2010.

GALATTI, Larissa Rafaela; BETTEGA, Otavio Baggiotto; BRASIL, Vinícius Zeilmann; SOBRINHO, Antonio Evanhoé Pereira de Souza; BERTRAM, Rachel; TOZETTO, Alexandre Vinicius Bobato; RODRIGUES, Heitor Andrade; COLLET, Carine; NASCIMENTO, Juarez; MILISTETD, Michel. Coaching in Brazil Sport Coaching as a Profession in Brazil: An Analysis of the Coaching Literature in Brazil From 2000-2015. International Sport Coaching Journal, Birmingham, v. 3, p. 316-331, 2016. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/iscj/3/3/article-p316.xml. Acesso em: 03 set. 2018.

HE, Chao; TRUDEL, Pierre; CULVER, Diane. Actual and ideal sources of coaching knowledge of elite Chinese coaches. International Journal of Sports Science & Coaching, Manchester, v. 13, n. 4, p. 496-507, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1747954117753727?journalCode=spoa. Acesso em: 03 set. 2019.

INTERNATIONAL COUNCIL FOR COACHING EXCELLENCE. (ICCE). International Sport Coaching Framework. 1. 2ª ed. Illinois. Human Kinetics Pub. Champaign, 2013.

JARVIS, Peter. Towards a comprehensive theory of learning. London: Routledge, 2006.

KEGAN, Robert; LAHEY, Lisa Laskow; FLEMING, Andy; HELSING, Deborah; MILLER, Matthew. An everyone culture: Becoming a deliberately developmental organization. Boston, Massachusetts: Harvard Business Review Press, 2016.

LEFEBVRE, Jordan Sylvain; EVANS, Michael Blair; TURNNIDGE, Jennifer; GAINFORTH, Heather; CÔTÉ, Jean. Describing and classifying coach development programmes: A synthesis of empirical research and applied practice. International Journal of Sports Science & Coaching, Manchester, v. 11, n. 6, p. 887-899, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1747954116676116. Acesso em: 22 mar. 2019.

MALLET, Clifford J.; TRUDEL, Pierre; LYLE, John; RYNNE, Steven B. Formal vs. Informal Coach Education. International Journal of Sports Science & Coaching, Manchester, v. 4. n. 3, 2009. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1260/174795409789623883. Acesso em: 24 out. 2019.

MESQUITA, Isabel; RIBEIRO, Joana; SANTOS, Sofia; MORGAN, Kevin. Coach, learning and coach education: a portuguese expert coaches' perspective. The Sport Psychologist, Birmingham, v. 28, n. 2, p. 124-136, 2014. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/tsp/28/2/article-p124.xml. Acesso em: 6 jun. 2018.

MILISTETD, Michel. A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: Análise das Estratégias de Formação Inicial em Educação Física. 2015. 141 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133094. Acesso em: 07 abr. 16.

MILISTETD, Michel; CIAMPOLINI, Vitor; SALLES, Wiliiam das Neves; RAMOS, Valmor; GALATTI, Larissa Rafaela; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Coaches' development in Brazil: structure of sports organizational programs. Sports Coaching Review, London, v. 1, p. 1-16, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/21640629.2016.1201356?journalCode=rspc20. Acesso em: 27 mar. 2019.

MILISTETD, Michel; DUARTE, Tiago; RAMOS, Valmor; MESQUITA, Isabel Maria Ribeiro; NASCIMENTO, Juarez Vieira. Aprendizagem profissional de treinadores esportivos desafios da formação inicial universitária em educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n, 4, p. 982-994, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34988. Acesso em: 31 jan. 2018.

MILISTETD, Michel; PENIZA, Luiz; TRUDEL, Pierre; PAQUETTE, Kyle. Nurturing high-performance sport Coaches’ learning and development using a Narrative-collaborative coaching Approach. LASE Journal of Sport Science, Latvia, v. 9, n. 1, p. 6-38, 2018b. Disponível em: http://journal.lspa.lv/files/2018/1/LASE_Journal_2018_9_1_7-39.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.

MILISTETD, Michel; TRUDEL, Pierre; RYNNE, Steven; MESQUITA, Isabel Maria Ribeiro; NASCIMENTO, Juarez Vieira. The Learner-Centred status of a Brazilian university coach education program. International Sport Coaching Journal, Birmingham, v. 5, n. 2, p. 105-115, 2018a. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/iscj/5/2/article-p105.xml. Acesso em: 18 nov. 2019.

MODOLO, Felipe; MADEIRA, Mayara Gonçalves; SANTOS, Walmir Romário; D’ALMEIDA, Marcos de Paula; MENEZES, Rafael Pombo. Contextos e situações de aprendizagem de treinadores de handebol em âmbito escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 1203-1216, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/71699. Acesso em: 7 jul. 2018.

MOON, Jennifer A. A handbook of reflective and experiential learning: theory and practice. London:Routledge Falmer, 2004.

NELSON, Lee J.; CUSHION, Christopher J.; POTRAC, Paul. Formal, non formal and informal coach learning: a holistic conceptualization. International Journal of Sports Science & Coaching, Manchester, v. 1, p. 247-259, 2006. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1260/174795406778604627?journalCode=spoa. Acesso em: 31 jan. 2018.

PAIXÃO, Paulo; ROBLES, Manuel Tomás Abad; FUENTES-GUERRA, Francisco Javier Giménez. Diseño y validación de un cuestionario para estudiar la formación de entrenadores de fútbol base. Retos-Nuevas Tendencias En Educacion Fisica Deporte Y Recreacion, Murcia, v. 35, p. 294-300, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6761643. Acesso em: 26 mar. 20.

PAQUETTE, Kyle; TRUDEL, Pierre. Learner-centred teaching: A consideration for revitalizing coach education. In: DAVIS, Paul A. (Ed.), The psychology of effective coaching and management. New York: Nova Science Publishers, 2015, p. 53-70.

ROCCHI, Meredith; COUTURE, A. Lauren. Recreational and developmental youth coach learning. Physical Education and Sport Pedagogy, London, v. 39, n. 5, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17408989.2017.1406464?journalCode=cpes20. Acesso em: 13 fev. 2019.

RODRIGUES, Heitor de Andrade; COSTA, Gustavo De Conti Teixeira; DOS SANTOS JUNIOR, Eugênio Lopes; MILISTETD, Michel. As fontes de conhecimento dos treinadores de jovens atletas de basquetebol. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 100-118, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n51p100. Acesso em: 22 ago. 2018.

RODRIGUES, Heitor de Andrade; PAES, Roberto Rodrigues; SOUZA NETO, Samuel. A socialização profissional do treinador esportivo como um processo formativo de aquisição de saberes. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 509-521, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/55346. Acesso em: 22 ago. 2018.

RODRIGUE, François; TRUDEL, Pierre. A “personal learning coach” for high-performance coaches: a companion to reflect and learn from one’s own coaching practice. In CALLARY, Bettina, & GEARITY, Brian (Eds.). Coaching Education and Development in Sport: instructional strategies. NewYork: Routledge, 2020. p. 141-153.

SILVA, Shana Ginar; MINATTO, Giseli; FARES, Daniele; SANTOS, Saray Giovana. Caracterização da Pesquisa (Tipos de Pesquisa). In: SANTOS, Saray Giovana (Ed.). Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa Aplicada à Educação Física. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011, p. 67-73.

SOUZA SOBRINHO, Antônio Evanhoé Pereira; MARQUES, Paulo Ricardo Rezende; MESQUITA, Isabel Maria Ribeiro; AZEVEDO JUNIOR, Mário Renato. Revisão sistemática sobre as situações de aprendizagem do treinador brasileiro: mediadas, não mediadas e internas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, e54642, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54642. Acesso em: 30 mar. 2020.

STODTER, Anna; CUSHION, Christopher J. Layers of learning in Coach Developers’ practice-theories, preparation and delivery. International Sport Coaching Journal, Birmingham, v. 6, n. 3, p. 307–316, 2019. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/iscj/6/3/article-p307.xml. Acesso em: 05 fev. 2020.

STOSZKOWSKI, John; COLLINS, Dave. Nirvana or Never-Never Land: does Heutagogy have a place in coach development? International Sport Coaching Journal, Birmingham, v. 4, n. 3, p. 353-358, 2017. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/iscj/4/3/article-p353.xml. Acesso em: 28 nov. 2019.

STOSZKOWSKI, John; COLLINS, Dave. Sources, topics and use of knowledge by coaches. Journal of Sports Sciences, London, v. 34, n. 9, p. 794-802, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02640414.2015.1072279?journalCode=rjsp20. Acesso em: 28 nov. 2019.

TOZETTO, Alexandre Bobato; GALATTI, Larissa Rafaela; MILISTETD, Michel. Desenvolvimento profissional de treinadores esportivos no Brasil: perspectiva de aprendizagem ao longo da vida. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45153. Acesso em: 7 jun. 2019.

TOZETTO, Alexandre Bobato; MILISTETD, Michel; SCAGLIA, Alcides José; DUARTE, Tiago; GALATTI, Larissa Rafaela. Football coaches’ development in Brazil: A focus on the content of learning. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 23, n. 3, p. 1-10, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/RMCtSN9hSs6dLBmtQFDYgBP/?lang=en. Acesso em: 15 dez. 2018.

TRUDEL, Pierre; CULVER, Diane; WERTHNER, Penny. Looking at coach development from the coach-learner’s perspective: considerations for coach development administrators. In: POTRAC, Paul; GILBERT, Wade; DENISON, Jim. (Eds.). Routledge handbook of sports coaching. Abingdon: Routledge, 2013, p. 375-387.

TRUDEL, Pierre; GILBERT, Wade. The role of deliberate practice in becoming an Expert Coach: Part 3 – Creating optimal settings. Olympic Coach Magazine, Colorado Springs, v. 24, n. 2, p.15-18, 2013. Disponível em: https://www.teamusa.org/-/media/TeamUSA/CoachingEd/Spring-2013---Final.pdf?la=en&hash=B2B6933D0AA1FC7BFAC9CE3392561728EA4DD5C7. Acesso em: 07 abr. 2019.

TRUDEL, Pierre; GILBERT, Wade; RODRIGUE, François. The Journey from Competent to Innovator: Using Appreciative Inquiry to Enhance High Performance Coaching. International Journal of Appreciative Inquiry, Utrecht, v. 18, n. 2, p.40-46, 2016. Disponível em: https://aipractitioner.com/product/__trashed-2/. Acesso em: 29 jul. 2018.

TURNNIDGE, Jennifer; CÔTÉ, Jean. Transformational coaching workshop: applying a person- centred approach to coach development programs. International Sport Coaching Journal, Birmingham, v. 4, n. 3, p. 314-325, 2017. Disponível em: http://www.synchro.ca/wp-content/uploads/2018/07/Transformational_Coaching_Workshop_2017.pdf. Acesso em:27 mai. 2019.

VAN MULLEM, Pete; DAHLIN, Sean. Five Perspectives on pursuing mastery in coaching. International Sport Coaching Journal, Birmingham, v. 4, n. 2, p. 246-253, 2017. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/iscj/4/2/article-p246.xml. Acesso em: 05 out. 2018.

WALKER. Lauren F; THOMAS, Rebecca; DRISKA, Andrew P. Informal and nonformal learning for sport coaches: A systematic review. International Journal of Sports Science & Coaching, Manchester, v. 13, n. 5, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1747954118791522. Acesso em: 09 jun. 2019.

WERTHNER, Penny; TRUDEL, Pierre. A new theoretical perspective for understanding how coaches learn to coach. The Sport Psychologist, Birmingham, v. 20, p. 198-212, 2006. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/tsp/20/2/article-p198.xml. Acesso em: 23 abr. 2019.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.