Resumo
Introdução: O Brasil é o terceiro colocado no ranking mundial em faturamento de serviços fitness, com 34.509 academias registradas. Entretanto, a pandemia da Covid-19 trouxe desafios e uma queda nesse faturamento. Com isto, as academias foram forçadas a adotar novas estratégias de gestão e marketing para se manterem no mercado diante deste novo contexto. Objetivo: Identificar as estratégias de marketing esportivo utilizadas por gestores de academias de Ribeirão Preto/SP para manter e captar novos clientes durante a pandemia da Covid-19. Métodos: Realizou-se um estudo qualitativo por meio de entrevista semiestruturada, realizada por meio da ferramenta Google Meet, gravadas para serem transcritas e analisadas posteriormente. Resultados: Dentre as estratégias utilizadas pelos seis gestores entrevistados, destacaram-se: segurança e limpeza da academia como marketing; priorização do relacionamento com o cliente como principal forma de retenção; uso recorrente do marketing de bonificações; pacotes e mensalidades mais atrativos para manter e ao mesmo tempo captar novos clientes; e, a utilização das redes sociais como principal forma de captação. Os problemas encontrados pelos gestores foram similares, com ao menos 1/3 apontando a falta de verba específica para o marketing, campanhas centralizadas em outras sedes ou franquias, lives ineficientes e marketing tradicional com custo muito alto. Considerações finais: Os gestores precisaram superar os obstáculos da pandemia para planejar e promover estratégias de marketing para academias com objetivos, público e porte diferentes. Ainda existem poucos estudos relacionando marketing e o mercado fitness no Brasil, destacando a importância de mais estudos que abordem esta temática.
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