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Motivação e qualidade do relacionamento com o treinador como preditores da percepção de rendimento no futebol americano
capa 2023 com foto das primeiras edições da revista impressas
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Palavras-chave

Atletas
Esportes coletivos
Psicologia do esporte

Como Citar

COSTA, Nathan Leonardo Gomes; FREIRE, Gabriel Lucas Morais; OLIVEIRA, Daniel Vicentini de; FIDELIX, Yara Lucy; NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade do. Motivação e qualidade do relacionamento com o treinador como preditores da percepção de rendimento no futebol americano. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023041, 2024. DOI: 10.20396/conex.v21i00.8671503. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8671503. Acesso em: 25 jun. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Objetivo: Este estudo transversal analisou a associação da motivação e da qualidade do relacionamento treinador-atleta (RTA) com a percepção de rendimento em atletas de futebol americano durante o período pré-temporada. Metodologia: Participaram do estudo 46 atletas de uma equipe masculina participante da Liga Nordeste, com média de idade de 23,76±4,71 anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Motivação para o Esporte-II (SMS-II), o Questionário de Relacionamento Treinador-Atleta (CART-Q) e o Questionário de Percepção do Rendimento no Desporto (QPRD). Resultados e discussão: A análise dos dados foi conduzida por meio dos testes de Shapiro-Wilk, Correlação de Pearson e Análise de Regressão Múltipla (p < 0,05). Os resultados evidenciaram que a desmotivação apresentou correlação negativa com a percepção de rendimento (r=-0,37), enquanto todas as subescalas da qualidade do RTA se correlacionaram positivamente com a percepção de rendimento (proximidade, r=0,46; comprometimento, r=0,46; complementaridade, r=0,44). Verificou-se a predição significativa e negativa da desmotivação sobre a percepção de rendimento (β=-0,37; p<0,05). Conclusão: Concluiu-se que a autoavaliação do atleta de FA sobre seu próprio desempenho sofre prejuízo na medida em que a desmotivação aumenta.

https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8671503
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