Banner Portal
Aprender a ensinar voleibol
capa 2023 com foto das primeiras edições da revista impressas
PDF

Palavras-chave

Voleibol
Universidades
Ensino superior

Como Citar

PARENTE, Thomás Augusto; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Aprender a ensinar voleibol: análise das ementas dos cursos de graduação das Universidades Públicas do estado de São Paulo. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023012, 2023. DOI: 10.20396/conex.v21i00.8673684. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8673684. Acesso em: 27 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar as ementas das disciplinas de voleibol ou equivalentes dos cursos de graduação em Educação Física, Esporte ou Ciências do Esporte das Universidades Públicas do estado de São Paulo. Método: Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa documental sobre às ementas das disciplinas de voleibol dos cursos de graduação de quatro Universidades localizadas no estado de São Paulo, divididas em oito unidades e que oferecem 10 disciplinas sobre a modalidade. Tal levantamento foi realizado no primeiro semestre do ano de 2022. Foram analisados os objetivos (gerais e específicos) e conteúdo programático das disciplinas por meio do software IRAMUTEQ para análises textuais e apresentados por meio de duas ferramentas disponibilizadas: a) nuvem de palavras; e b) análise de similitude. Resultados e discussões: Percebe-se que, ainda, uma tendência de desenvolvimento das habilidades motoras necessárias para se jogar, em que o foco está no ensino dos fundamentos, e nos sistemas táticos, ou de jogo, utilizados em equipes. Em contrapartida, é possível indicar alguns processos de mudanças, visto que se consideram aspectos históricos, culturais, sociais e pedagógicos. Na tentativa de identificar um perfil da formação inicial para atuar com voleibol, percebe-se um viés voltado ao saber fazer e possibilidades de avançar para outros aspectos do esporte, para compreendê-lo como fenômeno social e moderno. Considerações finais: Entende-se que são necessários avanços nessa proposta, contudo, indica-se a realização de outros tipos de formação, complementares aos cursos de graduação, para ofertar diferentes tipos de conteúdo, na possibilidade de serem inseridos nas práticas profissionais.

https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8673684
PDF

Referências

ABREU, Samara Moura Barreto de; SABÓIA, Wilson Nóbrega; NOBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Formação docente em Educação Física: perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, v. 4, n. 12, p. 191–206, 25 jan. 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897/1317. Acesso em: 26 abr. 2022.

BARROS, João Luiz C.; CAMPOS, Márcia Z.; TEIXEIRA, Denilson C.; CABRAL, Breno Guilherme A. T. Reflexões sobre o nível de conhecimentos específicos dos estudantes de licenciatura em Educação Física no Enade 2014. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 257, p. 99-119, 18 jun. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/ZnrJGtg79HdHpbfFvXMXxWP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 abr. 2022.

BARROSO, André L. R.; IMPOLCETTO, Fernanda M.; GONZÁLEZ, Fernando J.; DARIDO, Suraya C. O conteúdo esporte nos currículos estaduais brasileiros. In: GALATTI, Larissa R; SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo C.; PAES, Roberto R. Múltiplos cenários da prática esportiva: Pedagogia do Esporte. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2017. p. 312.

BETTEGA, Otávio B.; MACHADO, João Cláudio; PASQUARELLI, Bruno N.; AQUINO, Rodrigo; SCAGLIA, Alcides J. Pedagogia do Esporte: bases epistemológicas e articulações para o ensino esportivo. Revista Inclusiones, v. 8, n. Especial, p. 185–213, 2021.

BORGES, Robson Machado; DINIZ, Irlla Karlados Santos. Voleibol. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecio Bássoli de. Esportes de Marca e com Rede Divisório ou Muro/Parede de Rebote. Maringá: Eduem, 2017. p. 352.

CAMPOS, Adriano Pires de; BARROS, José Maria de Camargo; FALCÃO, Márcia Thereza Couto. A construção do campo acadêmico da Educação Física brasileira: análise da escola de Educação Física e esporte da Universidade de São Paulo. In: HUNGER, Dagmar; SOUZA NETO, Samuel; DRIGO, Alexandre Janota. A Educação Física e seus desafios: formação, intervenção e docência. Curitiba: CRV, 2011. p. 269.

CASTRO, Henrique O.; LAPORTA, Lorenzo; LIMA, Ricardo F.; CLEMENTE, Felipe M.; AFONSO, José; AGUIAR, Samuel S.; RIBEIRO, Alexandre L. A; COSTA, Gustavo C. T. Small-sided games in volleyball: A systematic review of the state of the art. Biologyof Sport, v. 39, n. 4, p. 995–1010, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5114/biolsport.2022.109960. Acesso em: 26 abr. 2022.

COSTA, Luciene Cristina Arantes da; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Revista da Educação Física/UEM, v. 15, n. 2, p. 49–56, 2004. Disponível em: https://mid.curitiba.pr.gov.br/2016/00179444.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.

FARRET, Edson Costa; TERRA, Dinah Vasconcellos; FIGUEIREDO, Carlos Alberto. O tratamento do esporte como currículo no curso de graduação em Educação Física. Pensar a Prática, v. 19, n. 3, 30 set. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33936/pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.

FLAUZINO, Rodrigo Humberto; PERES, Cristiane Martins; CARMONA, Fábio. A descoberta do Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) como instrumento reflexivo na docência. Medicina (Ribeirão Preto), v. 54, supl. 1, e-184765, p. 1–15, 2021. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184765. Acesso em: 26 abr. 2022.

GALATTI, Larissa R.; MARTINS, Ida C.; MACHADO, Gisele V.; SEOANE, Antonio M.; PAES, Roberto R. Pedagogia do Esporte e Educação Física escolar: uma proposta considerando as modalidades coletivas. In: GALATTI, Larissa R.; SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo C; PAES, Roberto R. Múltiplos cenários da prática esportiva: Pedagogia do Esporte. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2017. p. 312.

GESAT, René A.; CORTELA, Caio Corrêa; BALBINOTTI, Carlos A. A.; GINCIENE, Guy. Retrato das disciplinas de tênis dos cursos de graduação em Educação Física do estado do Paraná. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 2, p. 11–17, 12 jul. 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24577/15916. Acesso em: 26 abr. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri: Atlas, 2022.

GINCIENE, Guy; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Primeiras aproximações para uma proposta de ensino dos jogos de rede/parede: reflexões sobre o tênis de campo e o voleibol. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 27, n. 2, p. 121, 2019.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

GRAÇA, Armândio; MESQUITA, Isabel. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 7, n. 3, p. 401–421, 2007. Disponível em: https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/vol.7_nr.3/4-01.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.

IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; DARIDO, Suraya Cristina. O “Estado Da Arte” do voleibol e do voleibol na escola. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 24, n. 4, p. 175–186, 2016.

IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; DARIDO, Suraya Cristina. Voleibol na Educação Física escolar: organização curricular do 6o ao 9o ano. São Paulo: CREF4/SP, 2018.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2018. 112 p.

MACHADO, Afonso Antonio. Voleibol: do aprender ao especializar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do Esporte e o referencial histórico-cultural: interlocução entre teoria e prática. Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 414–430, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/24459/16743. Acesso em: 26 abr. 2022

MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e projetos sociais: interlocuções sobre a prática pedagógica. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 21, n. 2, p. 405, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/48275/34216. Acesso em: 26 abr. 2022.

MESQUITA, Isabel. Ensinar bem para aprender melhor o jogo de voleibol. In: TANI, Go; BENTO, JorgeOlimpio; PETERSEN, Ricardo Demétriode Souza. Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 411.

MESQUITA, Isabel; GRAÇA, Armândio; GOMES, Alexandra R.; CRUZ, Clara. Examining the impact of a step game approach to teaching volleyball on student tactical decision making and skill execution during game play. Journal of Human Movement Studies, n. 48, p. 469–492, 2005.

MILISTETD, Michel; TRUDEL, Pierre; MESQUITA, Isabel; NASCIMENTO, Juarez V. Coaching and coach education in Brazil. International Sport Coaching Journal, v. 1, p. 165–172, 2014.

MOREIRA, Tatiana S.; MEZZADRI, Fernando M.; SOUZA, Doralice L.; MORAES E SILVA, Marcelo. O perfil da produção científica em língua portuguesa sobre o voleibol. Motrivivência, p. 119–135, 2017.

MOREIRA, Wagner Wey; SIMÕES, Regina; MARTINS, Ida Carneiro. Profissional em Educação Física: agente de intervenção e de produção de conhecimento. In: MOREIRA, Wagner Wey; SIMÕES, Regina. Educação Física: intervenção e conhecimento científico. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2004. p. 282.

MOTA E SILVA, Eduardo Vinícius; DARIDO, Suraya Cristina. O atletismo noscursos de graduação em Educação Física. Motriz, v. 17, n. 3, p. 525–532, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/6cL55C9YLw39NshkznSTfFr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 abr. 2022

MÜLLER, Antonio José. Voleibol: desenvolvimento de jogadores. Florianópolis: Visual Books, 2009.

PARENTE, Thomás Augusto; GINCIENE, Guy; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Volleyball in school physical education and student difficulties: analysis based on tactical principles. Journal of Physical Education and Sport, v. 20, n. 5, p. 2945–2951, 2020.

PARENTE, Thomás Augusto; GINCIENE, Guy; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Voleibol e o ensino por meio jogos: descrição de um material didático digital. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 26, n. 285, p. 80–96, 6 fev. 2022a. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/3097. Acesso em: 26 abr. 2022.

PARENTE, Thomás Augusto; GINCIENE, Guy; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. O discurso de professores sobre um material didático digital para ensino do voleibol na escola. Corpoconsciência, v. 26, n. 3, p. 1–19, 3 dez. 2022b. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/13021. Acesso em: 26 abr. 2022.

PESSOA, André Eduardo; BERTOLLO, Mauro; CARLAN, Paulo. Voleibol. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.

PIZANI, Juliana; TEIXEIRA, Fabiane Castilho; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli De; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. A produção de conhecimento sobre formação inicial e currículo em Educação Física no Brasil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 33, n. 2, p. 241–254, 29 maio 2019. https://doi.org/10.11606/1807-5509201900020241. Acesso em: 26 abr. 2022

RAMOS, Valmor; SOUZA, Jeferson R.; BRASIL, Vinícius Z.; BACKES, Ana Flávia; COSTA, Matheus D. L.; KUHN, Filipy. As crenças de universitários formandos de um curso de Educação Física – bacharelado, sobre o ensino dos esportes. Motrivivência, v. 30, n. 54, p. 210–224, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n54p210/37044. Acesso em: 26 abr. 2022.

RODRIGUES, Marcelo C. J.; ROCHA, Augusto C. R.; LIRA, Claudio A. B.; FIGUEIREDO, Lucas S.; LIMA, Cláudio O. V.; LAPORTA, Lorenzo; COSTA, Gustavo D. C. T. Howsmall-sided games’ courtdimensionsaffecttactical-technicalbehavior in beginner volleyball athletes? International Journal of Sports Science and Coaching, 2021.

SARRUGE, Carina Lara; GINCIENE, Guy; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. O ensino da lógica do jogo de voleibol: uma proposta a partir do Teaching Games for Understanding e do uso de tecnologias. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 26, n. e26006, p. 1–14, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/F9J3qzDyFykqJNNNRLVMQQP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 abr. 2022.

SILVA, Ana Célia Araújo da; ALMEIDA, Danilo Di Manno de. O corpo na formação docente em Educação Física: do mecanicismo à motricidade humana. In: HUNGER, Dagmar; SOUZA NETO, Samuel; DRIGO, Alexandre Janota. A Educação Física e seus desafios: formação, intervenção e docência. Curitiba: CRV, 2011. p. 269.

SOUZA, Marli A. R.; WALL, Marilene L.; THULER, Andrea C. M. C.; LOWEN, Ingrid M. V.; PERES, Aida M. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, n. e0335, p. 1–7, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2017015003353. Acesso em: 26 abr. 2022.

VIZEU CAMARGO, Brigido; Justo, Ana Maria. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513–518, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v21n2/v21n2a16.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.