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Aprender a ensinar voleibol
capa 2023 com foto das primeiras edições da revista impressas
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Palavras-chave

Voleibol
Universidades
Ensino superior

Como Citar

PARENTE, Thomás Augusto; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Aprender a ensinar voleibol: análise das ementas dos cursos de graduação das Universidades Públicas do estado de São Paulo. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023012, 2023. DOI: 10.20396/conex.v21i00.8673684. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8673684. Acesso em: 8 dez. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar as ementas das disciplinas de voleibol ou equivalentes dos cursos de graduação em Educação Física, Esporte ou Ciências do Esporte das Universidades Públicas do estado de São Paulo. Método: Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa documental sobre às ementas das disciplinas de voleibol dos cursos de graduação de quatro Universidades localizadas no estado de São Paulo, divididas em oito unidades e que oferecem 10 disciplinas sobre a modalidade. Tal levantamento foi realizado no primeiro semestre do ano de 2022. Foram analisados os objetivos (gerais e específicos) e conteúdo programático das disciplinas por meio do software IRAMUTEQ para análises textuais e apresentados por meio de duas ferramentas disponibilizadas: a) nuvem de palavras; e b) análise de similitude. Resultados e discussões: Percebe-se que, ainda, uma tendência de desenvolvimento das habilidades motoras necessárias para se jogar, em que o foco está no ensino dos fundamentos, e nos sistemas táticos, ou de jogo, utilizados em equipes. Em contrapartida, é possível indicar alguns processos de mudanças, visto que se consideram aspectos históricos, culturais, sociais e pedagógicos. Na tentativa de identificar um perfil da formação inicial para atuar com voleibol, percebe-se um viés voltado ao saber fazer e possibilidades de avançar para outros aspectos do esporte, para compreendê-lo como fenômeno social e moderno. Considerações finais: Entende-se que são necessários avanços nessa proposta, contudo, indica-se a realização de outros tipos de formação, complementares aos cursos de graduação, para ofertar diferentes tipos de conteúdo, na possibilidade de serem inseridos nas práticas profissionais.

https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8673684
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