Banner Portal
Projeto segundo tempo: o fanzine e a leitura do esporte em bairros violentos
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Esporte educacional. Projeto Segundo Tempo. Violência. Realidade. Possibilidades.

How to Cite

MONTEIRO, Victor Hugo Lima. Projeto segundo tempo: o fanzine e a leitura do esporte em bairros violentos. Conexões, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 10–15, 2010. DOI: 10.20396/conex.v8i3.8637723. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637723. Acesso em: 2 jul. 2024.

Abstract

Este estudo tem o objetivo mostrar a verdadeira história de alguns alunos que estão inseridos em um dos pólos do Projeto Segundo Tempo (PST), no bairro do Guamá em Belém do Pará. Para isso, foram utilizadas para esta análise as conversas, as observações diárias, a linguagem utilizada, o esporte e o fanzine uma espécie de revista de produção independente que possibilitou maior aproximação e descontração para esses alunos discorrerem sobre a realidade que os permeia. A partir dos dados apreendidos, foram traçados novas possibilidades de intervenção através do projeto, permitindo um novo olhar sobre estes jovens e suas expectativas perante os professores, a sociedade e a vida.
https://doi.org/10.20396/conex.v8i3.8637723
PDF (Português (Brasil))

References

TAFFAREL, C. N. Z. Criatividade nas aulas de Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.

NASCIMENTO, M. E. A escrita dos fanzines. In: CONGRESSO DE LETRAS, 5., 2008, São Gonçalo. Anais... São Gonçalo: UERJ, 2008.

OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. (Org.). Fundamentos pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008.

GHIRALDELLI JR., P. Educação Física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e Educação Física brasileira. 6. ed. São Paulo: Loyola, 1988.

The Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde Journal uses the license of Creative Commons (CC), thus preserving the integrity of articles in an open access environment.

Downloads

Download data is not yet available.