Banner Portal
A educação física no brasil da década de 20: uma abordagem contextualizada
PDF

Palavras-chave

Década de 1920. Contexto histórico. Educação física.

Como Citar

BARBIERI, Aline Fabiane; SOUZA, Charles Bronne da Silva de Araujo e; PAGNAN, Maiara Aparecida Toqueiro Correia; VIEIRA, Michele; FILITE, Marcelo. A educação física no brasil da década de 20: uma abordagem contextualizada. Conexões, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 182–199, 2010. DOI: 10.20396/conex.v8i1.8637761. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637761. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A década de 20 foi um período de importantes acontecimentos no Brasil em todas as esferas sociais: política, econômica, artística-cultural e educacional. Tendo em vista tais aspectos, a seguinte pesquisa teve como objetivo analisar como a Educação Física estava inserida e foi influenciada por essas modificações sociais ocorridas nessa década. Para tanto, buscou-se apresentar uma visão contextualizada da Educação Física no Brasil na década de 1920, destacando os acontecimentos mais relevantes da época. Dentre as modificações mais significativas destacam-se, no campo econômico, os reflexos positivos de crescimento industrial ocasionado pela primeira grande guerra, bem como o início da dependência de capital norte-americano, acompanhado pela política do “café-com-leite”, caracterizada pelo revezamento do poder nacional entre paulistas e mineiros. Esse quadro político-econômico influenciou significativamente a esfera artística-cultural brasileira na medida em que podemos visualizar o já crescente processo de importação cultural, principalmente provinda do povo norte-americano. O contexto político-econômico determinou profundas mudanças também no campo educacional, marcadas pelo início do movimento escolanovista ocorrido por conta, sobretudo, da necessidade de formação de um novo homem, ajustado às novas roupagens da sociedade que florescia. A respeito da Educação Física, o fato mais importante a ser destacado nessa época é a substituição de seu método alemão para o método da escola francesa.
https://doi.org/10.20396/conex.v8i1.8637761
PDF

Referências

AZEVEDO, C. P. Concepção do sistema escolar brasileiro entre a década de 20 e 30 expressa na visão de Anísio Teixeira. Revista da UFG, v. 7, n. 2, dez. 2005. Disponível em: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/45anos/B-sistemaescolar.html. Acesso em 03 de janeiro de 2010.

BAER, W. A Economia Brasileira: uma breve análise desde o período colonial até a década de 1970. 2o ed. 1996.

CARMO, A. A. Educação Física: Competência Técnica e Consciência Política em busca de um Movimento Simétrico. Uberlândia, 1985.

CHAMBEL, R. A Era do Sonoro. In: História do Cinema: 1920-1929. 2009. Disponível em: http://www.chambel.net/?p=41. Acesso em: 03 de jan. 2010.

FILHO, L. C. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Coleção Corpo e Motricidade. Campinas: Papirus, 1988.

GARCIA, C. Anos 20: A Era do Jazz. Especial Moda. 2009. Disponível em: http://almanaque.folha.uol.com.br/anos20.htm. Acesso em: 03 de jan. 2010.

GIORGI, C. D. Escola Nova. Série Princípios. São Paulo: Ática, 1986.

HAMZE, A. Escola Nova e o Movimento de Renovação do Ensino. Barretos. 2007. Disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/gestao-educacional/escola-nova.htm. Acesso em: 03 jan. 2010.

LAGE, A. C. P. Pedagogia Escolanovista. 2008. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_pedagogia_escolanovista.htm. Acesso em: 03 jan. 2010.

PASSOS, I.; VEIGA, A. A prática pedagógica do professor de didática. 3o ed. Campinas, SP:

Papirus, 1994.

PETTA, N. L.; O. E. A. B. História: Uma Abordagem Integrada. Volume Único. 1. ed. São Paulo: Moderna, 1999.

SENKEVICS, A. História e MPB no século XX: Café-com-leite. Abr. 2009. Disponível em: http://letrasdespidas.wordpress.com/2009/04/27/historia-e-mpb-no-seculo-xx-cafe-com-leite-i/. Acesso em: 03 jan. 2010.

SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N.; VARJAL, E.; et al. Metodologia do Ensino da Educação Física: a questão da organização do conhecimento e sua abordagem metodológica. In: Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo, Cortez, 1992.

SOARES, C. L. Educação física: raízes européias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

SOARES, M. L. A.; SILVA, L. N. A Década de 20, o advento da Escola Nova e o Pensamento da Igreja Católica: O Caso do manual Literaturas Estrangeiras. Revista HISTEDBR On-Line. Campinas, n. 27, p. 143-148, set. 2007.

VILARINHO, Sabrina. Pré-Modernismo. 2009. Disponível em: http://www.brasilescola.com/literatura/pre-modernismo.htm. Acesso em: 03 de janeiro de 2010.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.