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A educação do corpo e o processo civilizatório: a formação de “estátuas pensantes”
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Keywords

Corpo. Indivíduo. Sociedade.

How to Cite

PINTO, Rubia-Mar Nunes. A educação do corpo e o processo civilizatório: a formação de “estátuas pensantes”. Conexões, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 18–41, 2007. DOI: 10.20396/conex.v2i2.8637914. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637914. Acesso em: 17 aug. 2024.

Abstract

O texto busca realizar um resgate histórico da relação indivíduo, sociedade e corpo na Modernidade a partir das concepções do sociólogo Norbert Elias (1897-1990). Pretendo demonstrar como educação do corpo, especialmente na infância, se apresenta como o contexto privilegiado para o processo civilizatório, a qual impõe, aos indivíduos das sociedades urbanizadas, o exercício de um intenso autocontrole das pulsões e necessidades corporais. O enfoque recai nas conseqüências advindas, para a vida individual e social, da compreensão do ser humano como ser cindido em exterior-interior, corpo-mente.
https://doi.org/10.20396/conex.v2i2.8637914
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