Banner Portal
Corrida de rua: análise do crescimento do número de provas e de praticantes
PDF

Palavras-chave

Corrida de rua. Corridas. Treinamento desportivo. Educação física. Pedestrianismo.

Como Citar

SALGADO, José Vitor Vieira; MIKAIL, Mara Patraicia Traina Chacon. Corrida de rua: análise do crescimento do número de provas e de praticantes. Conexões, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 90–98, 2007. DOI: 10.20396/conex.v4i1.8637965. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637965. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Na última década ocorreu um crescimento na prática da corrida de rua, originado por interesses diversos, como: promoção à saúde, estética, integração social, fuga do estresse e busca de atividades prazerosas ou competitivas. O que se tornou um atrativo, visto que isso se associa ao grande número de provas com diferentes premiações, patrocínios, prestígio social, e evidência. A proposta do presente estudo foi analisar a evolução e levantar algumas implicações, do crescimento do número de provas e de praticantes do pedestrianismo no Estado de São Paulo. Após a coleta de dados em arquivos e sites especializados dos organizadores oficiais de provas de pedestrianismo, realizou-se análise quantitativa descritiva. Acreditamos que essa evolução numérica das provas e dos praticantes deve ser considerada como um fenômeno atual, e obter uma atenção especial dentre profissionais da área de Educação Física e Saúde.
https://doi.org/10.20396/conex.v4i1.8637965
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.