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Por uma educação ambiental crítica na educação física escolar
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Palavras-chave

Ensino
Educação física escolar
Educação ambiental

Como Citar

LEÃO JUNIOR, Cleber Mena; DEMIZU, Fabiana Silva Botta; ROYER, Marcia Regina. Por uma educação ambiental crítica na educação física escolar. Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 1–19, 2016. DOI: 10.20396/conex.v14i1.8644763. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8644763. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar o nível de conhecimento de acadêmicos de Educação Física sobre o conceito de Educação Ambiental e sua relação com a disciplina de Educação Física escolar. O estudo trata-se de uma pesquisa aplicada de caráter qualitativa, descritiva e interpretativa. A amostra contou com 18 acadêmicos. Dentre as respostas dos pesquisados, o conceito relatado sobre Educação Física é focado na “Atividade Física para Promoção de Saúde”. Já o que diz respeito sobre o conceito de Meio Ambiente, está relacionado com o conceito Ecológico, fato esse que comprova o grande desconhecimento dos participantes da pesquisa sobre a abrangência do conceito. Porém, ao relacionar como trabalhar a Educação Ambiental nas aulas de Educação Física escolar, as respostas se restringem ao ambiente enquanto local, espaço físico, ou seja, ao ar livre. Concluímos que a Educação Ambiental Crítica não deve se restringir ao contexto escolar e tampouco somente se limitar às questões ecológicas.

https://doi.org/10.20396/conex.v14i1.8644763
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