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O papel da competição infantil de tênis no desenvolvimento dos fundamentos técnico-táticos básicos
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Palavras-chave

Tênis
Competição
Crianças

Como Citar

GONÇALVES, Gabriel Henrique Treter; CORTELA, Caio Correa; KLERING, Roberto Tierling; BULSO, Rodrigo Vieira; BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide. O papel da competição infantil de tênis no desenvolvimento dos fundamentos técnico-táticos básicos. Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 31–52, 2016. DOI: 10.20396/conex.v14i2.8646012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8646012. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

No ano de 2012, a Federação Internacional de Tênis alterou o modelo competitivo infantil de tênis, dividindo-o em três categorias etárias: ''até 8 anos'', ''9 anos'' e ''10 anos''. Cada categoria passou a ter adequações específicas em relação ao modelo competitivo anterior. Neste caminho, o estudo buscou responder a seguinte questão norteadora: as modificações realizadas no modelo competitivo infantil de tênis estão de acordo com os objetivos de formação dos fundamentos técnico-táticos básicos do tênis infantil? Foram entrevistados onze treinadores (sete mulheres e quatro homens) de tênis de clubes e academias de tênis da cidade de Porto Alegre, RS – Brasil, com experiência no ensino do tênis infantil. Os resultados indicam uma relevante melhora no desenvolvimento dos conteúdos técnico-táticos básicos do tênis em relação ao modelo competitivo anterior. No entanto, alguns ajustes ainda são sugeridos pelos treinadores, principalmente para as categorias “até 8 anos” e “10 anos”.

https://doi.org/10.20396/conex.v14i2.8646012
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