Banner Portal
Métodos de ensino utilizados por professores de natação infantil
PDF

Palavras-chave

Natação
Ensino
Pedagogia do esporte

Como Citar

RISTOW, Leonardo; BACKES, Ana Flávia; BRASIL, Vinicius Zeilmann; ROSA, Rodolfo Silva da; RAMOS, Valmor. Métodos de ensino utilizados por professores de natação infantil. Conexões, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022001, 2022. DOI: 10.20396/conex.v20i00.8666285. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8666285. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

I

Introdução: O ensino da natação infantil tem priorizado a aprendizagem dos quatro nados competitivos. Embora tenham surgido nos últimos anos diversos métodos de ensino, a prática docente dos professores ainda está voltada ao ensino da técnica esportiva por meio de métodos tradicionais. O baixo número de publicações sobre essa temática dificulta o avanço da linha da “pedagogia da natação”. Objetivo: Caracterizar os métodos utilizados por professores no ensino da natação infantil. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, utilizando a técnica de observação não participante. As observações foram registradas com o auxílio de diários de campo. O contexto de investigação foi um estabelecimento no município de Brusque-SC. A seleção dos participantes foi de forma intencional não-probabilista e participaram três professores de natação infantil. Ao todo, foram observadas trinta aulas de quarenta e cinco minutos de duração. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo, com as categorias determinadas a priori: atividades, instrução inicial e feedbacks. Resultados e discussão: Os resultados revelaram que os professores utilizaram a instrução por explicação, o baixo uso de feedback durantes as tarefas e predominaram as atividades técnicas/analíticas. Considerações Finais: Conclui-se que os professores observados priorizam o método de ensino analítico/tecnicista.

https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8666285
PDF

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda. Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Ed. ver. e ampl. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIBBÓ, Caroline Bertarelli; SILVA, Siomara Aparecida. Um mergulho na metodologia de educação esportiva. Pensar a Prática, v. 19, n. 1, p. 103-117, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.emnuvens.com.br. Acesso em: 30 maio 2021.

DA COSTA, Paula Hentschel Lobo. Pedagogia da natação: uma revisão sistemática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 9, n. 1, 2010. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2840/2524. Acesso em: 30 maio 2021.

FERNANDES, Josiane Regina Pejon; DA COSTA, Paula Hentschel Lobo. Pedagogia da natação: um mergulho para além dos quatro estilos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 20, n. 1, p. 5-14, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16609. Acesso em: 30 maio 2021.

FERRACIOLI, Irana Junqueira de Castro; FERRACIOLI, Marcela de Castro; CASTRO, Iran Junqueira. Breaststroke Learning through the Use of Videotape Feedback. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 15, n. 2, p. 204-214, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcdh/a/QYcqt7QmyryGV35WBR5mfPk/?lang=en. Acesso em: 30 maio 2021.

FIORI, Júlia Mello; Castro, Flávio Antônio de Souza; Teixeira, Luísa Beatriz Trevisan; Wizer, Rossane Trindade. Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças. Pensar a Prática, v. 22, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/51934. Acesso em: 30 maio 2021.

GALLAHUE, David; OZMUN, John. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.

LEITE, Andrea Ferreira; ANDRADE, Edye Jaqueline; SILVA, Eser Avelino; ESTEVES, Tena Monteiro Sammour.; ROCHA, Wenes Souza. Natação: conhecimento e formação do professor. Revista Digital Vida e Saúde, v. 2, n. 4, 2003. Disponível em: https://docplayer.com.br/17288809-Natacao-conhecimento-e-formacao-do-professor-swimming-knowledge-and-formation-of-the-instructor.html. Acesso em: 30 maio 2021.

LÉMONIE, Yannick; LIGHT, Richard; SARREMEJANE, Philippe. Teacher-Student Interaction, Empathy and Their Influence on Learning in Swimming Lessons. Sport, Education and Society, v. 21, n. 8, p. 1249-1268, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/13573322.2015.1005068?needAccess=true. Acesso em: 30 maio 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; GALHARDO, Emerson Bassi. Estudo comparativo entre concepções metodológicas para o ensino técnico da natação. EFDeportes.com Revista Digital, n. 128, 2011. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd128/estudo-comparativo-entre-concepcoes-metodologicas-para-o-ensino-tecnico-da-natacao.htm. Acesso em: 30 maio 2021.

MOROUÇO, Pedro; AMARO, Nuno. Principais erros dos professores no processo de ensino de natação. Trances, v. 5, n. 4, p.357-364, 2013. Disponível em: http://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/951. Acesso em: 30 maio 2021.

MORAIS, Milena Pedro; RODRIGUES, Gracele Massoli. Strategies to Teach Swimming to People with Spinal Cord Injury (SCI). Motriz, v. 24, n. 4, p. 1-5, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/8Fpb7ghQdb4bpN9bZ9gbwnh/?lang=en. Acesso em: 30 maio 2021.

NUNES, Leonardo Geamonond; FRANCO, Raquel. Novos Olhares a Respeito do Processo de Ensino Aprendizagem na Natação: Revisão Sistemática. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 10, n. 15, p. 15-24, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/882. Acesso em: 30 maio 2021.

ONOFRE, Marcos. Prioridades de formação didáctica em Educação Física. Boletim Sociedade Portuguesa de Educação Física, n. 12, p. 75-97, 2017. Disponível em: https://boletim.spef.pt/index.php/spef/article/view/167/154. Acesso em: 30 maio 2021.

PEREIRA, Maurício Duran. Brincando com a água: a aprendizagem da natação. In: NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. Pedagogia dos esportes. Campinas: Papirus, 1999, p. 35-54.

RISTOW, Leonardo; ONESTI, Anne Marie; BACKES, Ana Flávia; BRASIL, Vinícius Zeilmann; ROSA, Rodolfo Silva; RAMOS, Valmor. Saberes do professor de natação infantil: aprimorando o conhecimento teórico pedagógico. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 24, n. 257, p. 103-116, 2019. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/download/1125/964?inline=1. Acesso em: 30 maio 2021.

ROCHA, Helena; MARINHO, Daniel; FERREIRA, Sandra; COSTA, Aldo. Organização e metodologia de ensino da natação no 1o ciclo do ensino básico em Portugal. Motricidade, v. 10, n. 2, p. 45-59, jun. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/w8/Downloads/2709-Article%20Text-10276-1-10-20140602.pdf. Acesso em: 30 maio 2021.

RODRIGUES, Marília Naves; LIMA, Solange Rodovalho. Atividades motoras aquáticas na coordenação corporal de adolescentes com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 2, p. 369-381, jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/nHmV4Gt9DpSvrbpswcVCw3z/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 maio 2021.

SARMENTO, Pedro. Pedagogia do desporto e observação. Lisboa: FMH Edições, p. 251-253, 2004.

SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva; GALATTI, Larissa Rafaela. A contribuição da pedagogia do esporte ao ensino do esporte na escola: tensões e reflexões metodológicas. In: MARINHO, Alctane; NASCIMENTO, Juarez Vieira; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Legados do esporte brasileiro, 2014, p. 45-86.

TANI, Go; BASSO, Luciano; SILVEIRA, Sérgio Roberto; CORREIA, Walter. Roberto; CORRÊA, Umberto César. O ensino de habilidades motoras esportivas na escola. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 3, p.507-18, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/vCcNgTDrNxsLJfw8LFnYHVd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 maio 2021.

YIN, Robert. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.