Banner Portal
Avaliação da aprendizagem de praticantes de natação por meio de mapas conceituais
PDF

Palavras-chave

Adolescentes
Metacognição
Esportes aquáticos

Como Citar

FRANCISCO, Paula Soares; PRADO, Alexandre Konig Garcia; MENDONÇA, Thaymara Mikuni; BOECK, Raissa Sporl; ABURACHID, Layla Maria Campos. Avaliação da aprendizagem de praticantes de natação por meio de mapas conceituais. Conexões, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022028, 2023. DOI: 10.20396/conex.v20i00.8667230. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8667230. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a aprendizagem conceitual de adolescentes praticantes de natação por meio de mapas conceituais, considerando os níveis de habilidades motoras em natação, faixas etárias e tempo de prática na modalidade. Metodologia: O estudo caracteriza-se como transversal de cunho qualitativo e quantitativo, e delineamento quase experimental. A amostra, selecionada de forma não probabilística por conveniência, foi composta por 21 adolescentes de 11 a 14 anos, das turmas de iniciação e aperfeiçoamento de uma instituição que oferece aulas de natação. Os mapas conceituais foram utilizados como ferramenta avaliativa da aprendizagem conceitual em natação, e como critérios de avaliação determinou-se o número de conceitos expostos, as proposições válidas, a utilização de novos conceitos e as ligações cruzadas. Resultados: Todos os participantes foram capazes de construir os mapas com os conceitos ofertados, sendo observadas diferenças significativas entre a pontuação total dos mapas conceituais com o nível de habilidades motoras da natação (p=0,025; moderada), o número de conceitos (p0,001; forte) e com as proposições válidas (p0,001; forte). Encontrou-se ainda relação (p=0,026; moderada) positiva entre o número de conceitos e as proposições válidas. Conclusão: A utilização de mapas conceituais como instrumento de avaliação possibilita a compreensão da estruturação do conhecimento dos alunos frente aos conceitos vivenciados na prática das aulas de natação.

https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8667230
PDF

Referências

ALEIXO, Ivana Montandon Soares; MESQUITA, Isabel. Impacto de diferentes estratégias de ensino no desenvolvimento do conhecimento declarativo de iniciantes na ginástica artística. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 38, n. 4, p. 349-357, oct./dec. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2016.01.009. Acesso em: 10 jan. 2021.

ALEXANDER, Joyce M.; FABRICIUS, William V.; FLEMING, Victoria Manion; ZWAHR, Melissa; BROWN, Shannon. The development of metacognitive causal explanations. Learning and Individual Differences, v. 13, p. 227-238, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S1041-6080(02)00091-2. Acesso em: 15 nov. 2022.

AMARAL, Shisley Gonçalves; GRECO, Juan Pablo; MONTEIRO, Gabriella Nelli; MAZZARDO, Tatiane; ARAÚJO, Nayanne Dias; ABURACHID, Layla Maria Campos. Tactical knowledge of handball players considering time of practice and position in the competition. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 20, n. 3, p. 309-317, Jun. 2018.

AQUINO, Kátia Aparecida da Silva; CHIARO, Sylvia de Chiaro. Uso de Mapas Conceituais: percepções sobre a construção de conhecimentos de estudantes do ensino médio a respeito do tema radioatividade. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 158-171. 2013. Disponível em: http://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/854. Acesso em: 10 jan. 2021.

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BLANCO, Nora Bekendam; DIAZ-URENA, Germán. Adquisición de habilidades motrices acuáticas en niños de 3 a 11 años. Revista Kronos, Madrid, v. 15, n. 2, p. 1-8, oct. 2016.

CAÑAS, Alberto; NOVAK, Joseph; REISKA, Priit. Freedom vs. restriction of content and structure during concept mapping-possibilities and limitations for construction and assessment. In: Proceedings of the Fifth International Conference on Concept Mapping. Concept maps: Theory, methodology, technology. Valletta, Malta, 2012, v. 1, p. 247-257.

CANOSSA, Sofia; FERNANDES, Ricardo; CARMO, Carla; ANDRADE, António; SOARES, Susana. Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação. Motricidade, v. 3, n. 4, p. 82-99, oct. 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273020485008. Acesso em: 05 fev. 2021.

CHEN, Chien-Hsu; HUANG, Chun-Yen; CHOU, Yin-Yu. Effects of augmented reality-based multidimensional concept maps on students’ learning achievement, motivation and acceptance. Universal Access in the Information Society, v. 18, p. 257–268, jun. 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10209-017-0595-z. Acesso em: 20 ago. 2021.

CHATZIPANTELI, Athanasia; DIGELIDIS, Nikolaos; KARATZOGLIDIS, C.; DEAN, R. Promoting Students’ Metacognitive Behavior in Physical Education Through TGFU. American Journal of Educational Science, v. 1, n. 2, p. 28-36, may 2015.

COHEN, Jacob. Statistical power analysis for the behavioral sciences. 2. ed. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1988.

ERBAUGH, Sarah. Assessment of swimming performance of preschool children. Perceptual and Motor Skills, Califórnia, v. 46, n. 3, p. 1179-1182, dec. 1978. Suppl 2.

FERRÃO, Naíma Soltau, & MANRIQUE, Ana Lúcia (2016). O uso de mapas conceituais como elemento sinalizador da aprendizagem significativa em cálculo. Investigações Em Ensino De Ciências, v. 19, n. 1, p. 193–216. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/103. Acesso em: 15 nov. 2021.

FRANCISCO, Paula Soares; PRADO, Alexandre Konig Garcia; VARVERI, Danai; CASTRO, Flavio Antonio De Souza; RIBAS, Schelyne; ABURACHID, Layla Maria Campos. Evidence of the face, content, and ecological validity of the Aquaticity Assessment Test-Brazil for adolescentes. Journal of Physical Education and Sport, v. 22, n. 9, p. 2238-2245, sept. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.7752/jpes.2022.09285. Acesso em: 15 nov. 2021.

FERNANDES, Josiane Regina Pejon; LOBO DA COSTA, Paula Hentschel. Pedagogia da natação: um mergulho para além dos quatro estilos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 5-14, mar. 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16609. Acesso em: 10 jan. 2021.

GOLLEGÃ, Daniel Guedes; OLIVEIRA, Thiago Augusto Costa; FREUDENHEIM, Andrea Michele; MADUREIRA, Fabrício; RODRIGUES, Henrique França; DUBAS, João Paulo. Validação de um instrumento para avaliação qualitativa do nado “Crawl”. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 22, n. 4, p. 273-284, dez. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000400004. Acesso em: 20 ago. 2021.

GROSSE, Susan. Water learning: Tapping the educational potential of aquatics. International Journal of Aquatic Research and Education, Champaign, v. 5, n. 1, p. 42-50, 2011.

HARTMAN, Hope J. Metacognition in Learning and Instruction. USA: Kluwer Academic Publishers, 2002.

HUANG, Mei-Yao; TU, Hsin-Yu; WANG, Wen-Yi; CHEN, Jui-Fu; YU, Ya-Ting; CHOU, Chien-Chih. Effects of cooperative learning and concept mappingintervention on critical thinking and basketball skills inelementary school. Thinking skills and Creativity, [S.l.] v. 23, p. 207-216, jan. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1871187117300068. Acesso em: 20 ago. 2021.

JUNGE, Malfrid; BLIXT, Turid; STALLMAN, Robert Keig. Progression in teaching beginning swimming: rank order by degree of difficulty. In: Proceedings, XI international symposium for biomechanics and medicine in swimming, Norwegian School of Sport Science, Oslo, 2010, p. 329-330.

LANGENDORFER, Stephen. Applying a developmental perspective to aquatics and swimming. In. KJENDLIE, Per Ludvik; STALLMAN, Robert Keig; CABRI, Jan. (Eds). XI Biomechanics and medicine in swimming. Norwegian school of sport sciences, Oslo, 2010, p. 20-21.

LANGENDORFER, Stephen; BRUYA, Lawrence. Aquatic readiness. Developing water competence in young children. Illinois: Human Kinetics Books, 1995.

MURCIA, Juan Antonio Moreno. Desarrollo y validación preliminar de escalas para la evaluación de la competencia motriz acuática en escolares de 4 a 11 años. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, Murcia, v. 1, n. 1, p. 14-27, Jan. 2005. Disponível em: https://www.cafyd.com/REVISTA/ojs/index.php/ricyde/article/view/95/81. Acesso em: 10 jan. 2021.

MURCIA, Juan Antonio Moreno; PÉREZ, Luis Miguel Ruiz. Cómo lograr la competencia acuática. Madrid: Sb editorial, 2019.

NISSIM, Michal; RAM-TSUR, Ronit; ZION, Michal; MEVARECH, Zemira; BEN-SOUSSAN, Tal Dotan. Effects of aquatic motor activities on early childhood cognitive and motor development. Open Journal of Social Sciences, v. 2, n. 12, p. 1-24, nov. 2014.

NOVAK, Joseph. Uma teoria de educação. São Paulo: Pioneira, 1981.

NOVAK, Joseph; CAÑAS, Alberto. The universality and ubiquitousness of concept maps. In: Proceedings of Fourth International Conference on Concept Mapping, Viña del Mar, Chile, 2010. Disponível em: https://cursa.ihmc.us/rid=1J61LBJXY-MGKY2D-W9Y/cmc2010p1.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

NOVAK, Joseph; GOWIN, Bob. Learning how to learn [Aprender a aprender]. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, 1984. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996.

OLAISEN, Rho Henry; FLOCKE, Susan; LOVE, Thomas. Learning to swim: role of gender, age and practice in Latino children, ages 3-14. Injury Prevention, v. 24, n. 2, p. 129-134, apr. 2017. Disponível em:http://dx.doi.org/10.1136/injuryprev-2016-042171. Acesso em: 10 jan. 2021.

QUINTILIO, Natália Kohatsu; FERRAZ, Osvaldo Luiz. Meaningful learning and the teaching of concepts in Physical Education in school. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 32, n. 2, p. 219-232, dez. 2018. Disponível: https://doi.org/10.11606/1807-5509201800020219. Acesso em: 10 jan. 2021.

RIES, Amy; VOORHEES, Carolyn; GITTELSOHN, Joel; ROCHE, Kathleen; Astone, Nan. Adolescents' perceptions of environmental influences on physical activity. American Journal of Health Behavior, Oak Ridge, North Carolina, v. 32, n. 1, p. 26-39, jan./feb. 2008.

SCHRAW, Gregory. Promoting general metacognitive awareness. In H. Hartman (Ed.) Metacognition in Learning and Instruction. USA: Kluwer AcademicPublishers, 2002.

SERRA-OLIVARES, J.; GARCÍA-LÓPEZ, L. M.; CALDERÓN, A.; CUEVAS-CAMPOS, R. Relationship between young soccer players' tactical knowledge and age, experience and level of expertise. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 15, n. 3, p. 105-112, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4321/S1578-84232015000300010. Acesso em: 20 ago. 2021.

SOUZA, Nadia Aparecida; BORUCHOVITCH, Evely. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educação em Revista, v. 26, n. 3, p. 195-217, dez. 2010.

STALLMAN, Robert Keig. From Swimming Skill to Water Competence: A Paradigm Shift. International Journal of Aquatic Research and Education, v. 10, n. 2, article 2, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.25035/ijare.10.02.02. Acesso em: 15 nov. 2021.

TAVARES, Romero. Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 12, p. 72-85, Nov. 2007. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/641/423. Acesso em: 10 jan. 2021.

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VARVERI, Danae; FLOURIS, Andreas; SMIRNIOS, Nikitas; POLLATOU, Elizana; KARATZAFERI, Cristina; SAKKAS, Giorgos. Developing and testing an instrument to assess aquaticity in humans. Journal of bodywork and movement therapies, v. 20, n. 3, p. 497-503, dec. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbmt.2015.12.013. Acesso em: 10 jan. 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.