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Nenhuma cambalhota a menos
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Palavras-chave

Ginástica
Documentos educacionais
Educação física escolar

Como Citar

SÁ, Ingrid Stainki de; DUTRA, Eduarda Vesfal; BOAVENTURA, Patrícia Luiza Bremer; COSTA, Andrize Ramires. Nenhuma cambalhota a menos: compreensão da ginástica como conteúdo de direito das crianças e adolescentes. Conexões, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022032, 2023. DOI: 10.20396/conex.v20i00.8670986. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8670986. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Introdução: É notório que a ginástica, enquanto conteúdo das aulas de Educação Física (EF), perdeu espaço no ambiente escolar, tornando-se quase inexistente. A literatura nos mostra os desafios e dificuldades de abordagem das manifestações gímnicas na escola, ainda que exista o documento normatizador das aprendizagens na Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC promove a padronização dos conteúdos a serem trabalhados e a proposição de habilidades a serem adquiridas nas disciplinas escolares, dentre elas a EF. Objetivo: Dessa forma, essa investigação teórica tem como objetivo identificar e analisar o lugar da ginástica em documentos educacionais enquanto conteúdo de direito dos e das estudantes de Educação Física do Ensino Fundamental. Metodologia: A pesquisa se caracteriza como teórica e bibliográfica, de abordagem qualitativa e exploratória, possibilitando um maior aprofundamento sobre a temática a partir de documentos educacionais, em especial a BNCC. Utilizou-se de estudos acerca da ginástica, tratando-se desde sua origem, sua inserção no contexto escolar, assim como seus desdobramentos, documentos e problemáticas como um conteúdo das aulas de EF do Ensino Fundamental. Resultados e discussão: Pode-se constatar que os conteúdos da ginástica estão normatizados na BNCC e em documentos orientadores anteriores, sendo assim um direito dos e das discentes, contudo, nem sempre estiveram presentes nas aulas de EF de modo significativo e total. Conclusão: Compreende-se que a aplicabilidade de documentos educacionais pode tornar os conteúdos obrigatórios, entretanto, não garante as condições para a sua implementação, visto que o contexto social em que os estudantes, professores, professoras e a escola estão inseridos, interferem nas escolhas, no acesso e no desenvolvimento da ginástica na EF escolar.

https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8670986
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