Banner Portal
Da aquisição da imagem corporal
PDF

Palavras-chave

Corpo
Docência
Educação Física
Pedagogia

Como Citar

RODRIGUES, Jefferson Antonione; CAPELLETTI, Jeferson dos Santos. Da aquisição da imagem corporal: o papel docente junto a prática física, educativa, pedagógica e corporal em adolescentes. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 16–41, 2014. DOI: 10.20396/conex.v12i1.2179. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2179. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Da busca pela aquisição de uma pedagogia mais eficaz e estimuladora da prática esportiva em adolescentes fundamenta-se esta produção acadêmica que, além disso, embasa-se nas concepções de corpo idealizadas e impositivas do belo, que aliadas às práticas esportivas proporcionada nas escolas estaduais pelos docentes da área podem se tornar grande fonte de uma aprendizagem eficaz e estimuladora em estudantes. Tal conduta emancipa a formação cidadã dos educandos tornando-os pessoas capazes de entender o mundo e respeitar o próximo, por intermédio do criticismo social, fazendo que com que deixem de serem seres humanos alienados diante das imposições midiáticas dos mecanismos de manipulação das massas existentes de forma tão contundente na vivência em sociedade, mas especificamente no que tange a concepções e subjetividades de corpo e seus estereótipos.

https://doi.org/10.20396/conex.v12i1.2179
PDF

Referências

MENDES, M. I. B. S.; NÓBREGA, T. P. Cultura de movimento: reflexões a partir da relação entre corpo, natureza e cultura. Pensar a Prática, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2009. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/6135/4981#_ftn2. Acesso em: 30 fev. 2013.

MAURI, R. G. As interfaces entre imagem corporal e a representação simbólica de Carl Gustav Jung. 2006. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paul: EPU, 1986.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. 5 ed. São Paulo: Phorte, 2008.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2008.

DAOLIO, J. Educação Física e o conceito de cultura: polêmicas do nosso tempo. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, ensino fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

GONÇALVES, A. S.; AZEVEDO, A. A. O corpo na contemporaneidade a educação física escolar pode ressignificá-lo. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 119-130, 2008. Disponível em: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4322/2924. Acesso em: set. 2012.

CAMPANA, A. N. N. B.; TAVARES, M. C. G. C. F. Avaliação da imagem corporal: instrumentos e diretrizes para pesquisa. São Paulo: Phorte, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, 1999.

SANTOS, S. I. A visão de corpo dos acadêmicos do curso de Educação Física. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Vale do Rio Verde, Caxambu, 2004.

ARAÚJO, V. C.; GRAUP, S.; PEREIRA, É. F. Percepção da imagem corporal em relação ao estado nutricional em escolares. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE ESPORTES, 6., 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UNESPORTE, 2007. Disponível em: http://www.unesporte.org.br/forum2007/apresentacao_oral/20_valberio_araujo.pdf. Acesso em: dez. 2012.

BARBOSA, R. M. S. P.; LIMA, L. M. B. Eu-corpo: avaliação da imagem corporal através da catexe na Educação Física. São Paulo: Phorte, 2011

FERNANDES, A. et al. Cinesiologia do alongamento. 3. ed, Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.