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A política educacional da rede pública estadual paulista e a presença do professor de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental
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Palabras clave

Professor de Educação Física. Séries iniciais do ensino fundamental. Teacher of Physical Education. Initial series of basic education.

Cómo citar

FERNANDES, Anoel. A política educacional da rede pública estadual paulista e a presença do professor de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental. Conexões, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 110–118, 2010. DOI: 10.20396/conex.v8i1.8637757. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637757. Acesso em: 17 ago. 2024.

Resumen

O objetivo deste estudo foi buscar elementos para a compreensão dos motivos da entrada dos professores de Educação Física como os responsáveis por ministrar aulas no Ciclo Básico em 1988; a retirada desse profissional no ano de 1995; e o retorno em 2003. A inserção desse profissional no Ciclo Básico tinha a função de auxiliar os alunos na aprendizagem de outras disciplinas. A retirada no ano de 1995 esteve atrelada às mudanças de ordem econômicas e políticas. Enquanto que o retorno desse profissional no ano de 2003 esteve atrelado ao esforço de um secretário adjunto. A presença do professor especialista nesse ciclo de ensino é de certa forma “refém” das políticas e concepções dos gestores educacionais, ou seja, os movimentos políticos e econômicos da educação possuem mais significância quando no momento da definição da presença ou ausência do professor especialista do que aspectos de ordem pedagógica com vistas a uma melhor oferta da qualidade de ensino.
https://doi.org/10.20396/conex.v8i1.8637757
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