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Autonomia e educação física: uma perspectiva à luz do ideário da promoção da saúde
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Palavras-chave

Autonomia. Educação física. Promoção da saúde.

Como Citar

SILVA JUNIOR, Aristides Pereira da; NAKAMURA, Ana Lúcia Lago; LOUZADA, João Carlos Nogueira; VELARDI, Marilia. Autonomia e educação física: uma perspectiva à luz do ideário da promoção da saúde. Conexões, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 13–29, 2007. DOI: 10.20396/conex.v4i1.8637960. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637960. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O termo autonomia tem sido freqüentemente utilizado na Educação Física de maneira funcional, restringindo seu conceito à operacionalização das ações motoras ou cognitivas que um indivíduo é capaz de realizar de maneira independente. Assim, a autonomia é considerada como sinônimo de independência física e cognitiva e reduzida ao sentido de funcionalidade independente. Desta forma, o propósito do presente trabalho é iniciar discussões e reflexões que incitem a busca de referencial teórico que traga suporte à criação de relações entre Educação Física e o ideário da Promoção da Saúde considerando a autonomia como questão central destas duas áreas. As conclusões dos autores apontam que a autonomia expressa no Ideário da Promoção da Saúde, compreendida especialmente à luz do pensamento filosófico, terá implicações na prática em Educação Física, na busca de meios que nos conduzam ao estímulo da autonomia das pessoas. Palavras-Chave: Autonomia, Educação Física; Promoção da saúde.
https://doi.org/10.20396/conex.v4i1.8637960
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