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O ensino inclusivo nas aulas de educação física: estudo a partir da percepção dos professores
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Palavras-chave

Educação especial
Educação Física
Professor
Inclusão

Como Citar

RAMOS, Valmor; BRASIL, Vinicius Zeilmann; BARROS, Thais Emanuelli da Silva de; GODA, Ciro; GODTSFRIEDT, Jonas. O ensino inclusivo nas aulas de educação física: estudo a partir da percepção dos professores. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 24–47, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i3.8640869. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640869. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi descrever as percepções de professores a respeito das dificuldades para implementar o ensino inclusivo nas aulas regulares de Educação Física. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa com três professoras de Educação Física escolar. Para a coleta dos dados utilizou-se um roteiro de entrevista estruturada com questões sobre a biografia dos sujeitos, nível de formação profissional, tempo e nível de experiência pessoal no ensino inclusivo. A entrevista semiestruturada permitiu a obtenção de descrições das professoras sobre suas percepções a respeito das dificuldades metodológicas, contextuais e de conteúdos para a implementação do ensino inclusivo. Os dados foram tratados com a técnica de análise de conteúdo com categorias determinadas a priori. Os resultados indicam o predomínio de dificuldades em relação às estruturas físicas e recursos matérias para as aulas; para promover variabilidade e estabelecer uma sequência aos conteúdos, e ainda para a seleção e utilização de estratégias que favoreçam a prática cooperativa entre os alunos.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i3.8640869
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