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A representação do malandro, capoeira e trabalhador nas músicas de samba das décadas de 1930 a 1950 no Brasil
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Palavras-chave

Getulismo
Capoeira
Malandragem
História

Como Citar

COLUMÁ, Jorge Felipe; CHAVES, Simone Freitas; TRIANI, Felipe da Silva. A representação do malandro, capoeira e trabalhador nas músicas de samba das décadas de 1930 a 1950 no Brasil. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 187–199, 2017. DOI: 10.20396/conex.v15i2.8646013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8646013. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a representação da figura do malandro em oposição à figura do trabalhador em sambas brasileiros durante as décadas de 1930 a 1940. Escolhemos este período histórico, pois é durante esses anos que vai se configurando uma identidade coletiva dessas figuras antagônicas, porém complementares, sobretudo durante a ascensão política de Getúlio Vargas no Brasil. Escolhemos esse estilo musical, pois ele está intimamente associado às classes trabalhadoras no Brasil durante este período.  A metodologia da pesquisa é de origem qualitativa e se utiliza da análise documental expressa nas letras de sambas escritos durante o período exposto acima. Como conclusão, consideramos que a associação entre samba e capoeira permeou a construção estereotipada da figura do malandro durante o referido período.   

https://doi.org/10.20396/conex.v15i2.8646013
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