Resumo
Contrariando a visão hegemônica que concebe a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos como experiência formativa irrelevante ou destinada simplesmente a exercitar e relaxar os corpos com vistas a compensar os esforços laborais da população trabalhadora, relatamos uma experiência pedagógica realizada num Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos em que se tematizou o slackline a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva cultural do componente. Na avaliação dos estudantes, muitos deles com deficiências, o trabalho proporcionou o acesso a uma prática corporal até então desconhecida e a oportunidade de arriscar-se e vencer desafios corporais.
Referências
MARTINS, Jacqueline Cristina Jesus. Educação Física, currículo cultural e Educação de Jovens e Adultos novas possibilidades. 2018. 133 f. Relatório de Pesquisa. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo, 2018.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
SANTOS, Ivan Luis. A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. 2016. 246 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo, 2016.
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