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Slackline no CIEJA
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Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos
Educação Física
Currículo cultural

Como Citar

MARTINS, Jacqueline Cristina Jesus; NEIRA, Marcos Garcia. Slackline no CIEJA: não é para melhorar o equilíbrio, é porque é... Conexões, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 382–394, 2018. DOI: 10.20396/conex.v16i3.8652214. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8652214. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Contrariando a visão hegemônica que concebe a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos como experiência formativa irrelevante ou destinada simplesmente a exercitar e relaxar os corpos com vistas a compensar os esforços laborais da população trabalhadora, relatamos uma experiência pedagógica realizada num Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos em que se tematizou o slackline a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva cultural do componente. Na avaliação dos estudantes, muitos deles com deficiências, o trabalho proporcionou o acesso a uma prática corporal até então desconhecida e a oportunidade de arriscar-se e vencer desafios corporais.  

https://doi.org/10.20396/conex.v16i3.8652214
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Referências

MARTINS, Jacqueline Cristina Jesus. Educação Física, currículo cultural e Educação de Jovens e Adultos novas possibilidades. 2018. 133 f. Relatório de Pesquisa. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo, 2018.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

SANTOS, Ivan Luis. A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. 2016. 246 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo, 2016.

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