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Percepções iniciais sobre a conscientização tática no processo de iniciação esportiva do projeto de extensão “escola de esportes” da ESEFID/UFRGS
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Palavras-chave

Teoria do jogo
Pedagogia do esporte
Compreensão
Questionamento
Ensino - Metodologia

Como Citar

SANTOS, Ivan Oliveira dos; AMATO, Camila; OLIVEIRA, Eduardo Rodrigues; GINCIENE, Guy. Percepções iniciais sobre a conscientização tática no processo de iniciação esportiva do projeto de extensão “escola de esportes” da ESEFID/UFRGS. Conexões, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022026, 2022. DOI: 10.20396/conex.v20i00.8667651. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8667651. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Objetivos: O objetivo do presente estudo foi compreender as potencialidades e desafios para utilização dos momentos de conscientização tática durante o processo de ensino dos esportes de invasão em um projeto de extensão. Metodologia: Participaram do trabalho os 14 alunos e alunas do Projeto de Extensão Escola de Esportes da ESEFID/UFRGS, com idades entre 7 a 11 anos. Os três estudantes-professores, responsáveis pelas 19 aulas de esportes de invasão do projeto, produziram diários de campo de suas observações. Estes diários passaram por uma análise temática realizada por quatro pesquisadores dividida em quatro partes: (1) criação de códigos que identificam os trechos dos diários; (2) junção e categorização dos códigos semelhantes; (3) tematização das categorias; (4) interpretação das categorias relativas à conscientização tática. Resultados e discussão: Percebemos que o estímulo à reflexão e verbalização nos momentos de conscientização podem proporcionar o entendimento sobre quais ações táticas são mais adequadas para cada situação. Isso foi explicitado em verbalizações corretas, melhora das ações de jogo após a conscientização tática e a demonstração de compreensão do jogo no momento em que os(as) alunos(as) ajudavam os(as) colegas. Considerações Finais: Os momentos de conscientização tática demonstraram ser um instrumento que, em conjunto com as outras vivências da aula, colaborou para o aumento da compreensão do jogo e consequentemente o aumento de ações e verbalizações adequadas.

https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8667651
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