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Aproximações entre a ginástica para todos e conceitos da gerontologia
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Palavras-chave

Envelhecimento
Idoso
Práticas Corporais
Práticas corporais

Como Citar

TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; DOMINGUES, Laís Santos; SILVA, Laíse Pires; COSTA, Brenda Escarante da; OLIVEIRA, Caroline Cristina; OLIVEIRA, Larissa Félix de; CARVALHO, Juliana Silva; MORENO, Natália Lopes. Aproximações entre a ginástica para todos e conceitos da gerontologia. Conexões, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022035, 2023. DOI: 10.20396/conex.v20i00.8670992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8670992. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: Analisar e refletir sobre as possíveis aproximações entre os fundamentos da Ginástica para Todos (GPT) e alguns termos próprios da área da Gerontologia, dentre os quais destacamos: life span, autonomia, geratividade e criatividade. Método: Trata-se de um trabalho analítico, de cunho bibliográfico e qualitativo. Resultados e discussão: O termo life span refere-se a uma forma de observar o desenvolvimento humano, no seu trajeto do nascimento à morte, considerando-o como um processo multidimensional e multidirecional, que envolve ganhos e perdas e é influenciado por variáveis biológicas, sociais e psicológicas. A autonomia, pode ser definida como uma combinação da capacidade funcional com o senso individual de independência, com o senso de autodeterminação e domínio, e com a identidade. A geratividade diz respeito à motivação e ao envolvimento com a continuidade e com o bem-estar individual e do grupo social. A criatividade pode ser definida como a capacidade que nos permite organizar conhecimentos de formas novas e diferentes daquelas usuais. Considerações finais: Os conceitos destacados neste trabalho se relacionam com os fundamentos da GPT de forma bastante estreita, mostrando-se esta uma prática com muito potencial para promover o desenvolvimento da pessoa idosa. É importante destacar que o fortalecimento das relações aqui propostas é condicionado às abordagens e processos pedagógicos utilizados durante as práticas, considerando que algumas podem oferecer mais força e amplitude e outras podem limitar o desenvolvimento dos pontos levantados.

https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8670992
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